Feira do Vinho e do Mar junta enoturismo e potencial gastronómico transfronteiriço

Ao longo dos dois dias passaram pelo evento mais de três mil pessoas

ouvir notícia

A segunda edição da Feira do Vinho e do Mar (VIMAR), que decorreu em Ayamonte entre os dias 13 e 14 de novembro, juntou o enoturismo e o potencial gastronómico de Portugal e Espanha, anunciou a Eurocidade do Guadiana.

Ao longo dos dois dias passaram pelo evento mais de três mil pessoas, que debateram casos de sucesso do enoturismo em destinos costeiros internacionais, da tradição piscatória de Huelva e da mudança geracional, além dos recursos turísticos ligados ao património cultural marítimo e piscatório ou a importância de apostar na dieta mediterrânica como estilo de vida.

O Centro de Exposições e Congressos de Ayamonte, que faz parte da Eurocidade do Guadiana juntamente com Vila Real de Santo António e Castro Marim, foi palco de várias atividades como sessões informativas, showcookings, expositores de adegas e conserveiras e a entrega do prémio à melhor tapa da Rota da Tapa.

- Publicidade -

O segundo dia da feira destacou a geminação gastronómica em torno do vinho e do mar entre Portugal e Espanha, nomeadamente entre o Algarve e Huelva, que teve como protagonista de um showcooking a cataplana portuguesa feita pelos chefs David Domingues, José Vinoteca e Alberto Silveira.

A dieta mediterrânica como estilo de vida foi o tema de uma mesa redonda moderada por Manuel Martinez, que a considerou como um “conceito multidimensional e holístico”, segundo o comunicado.

“Deveria ser abordado como uma expressão cultural, que engloba a tecnologia, a arte, os festivais, a terra, enfim, tudo o que nos rodeia”, acrescenta.

Já o coordenador do projeto In Loco, Artur Filipe Gregório, apresentou a Rota da Dieta Metirerrânica.

Os showcookings contaram ainda com uma união de sabores transfronteiriços em torno do bacalhau, com a participação de Arnaldo Correia da Escola de Hotelaria e Turismo de Vila Real de Santo António.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.