Feira mais doce da região está de regresso a Lagoa

ouvir notícia

.

A Mostra do Doce Conventual está de regresso ao Convento de São José, em Lagoa, até ao próximo dia 20, depois das 18h00, para despertar os sentidos e satisfazer o paladar dos visitantes.

Este evento açucarado, que foi inaugurado esta quarta-feira, é organizado pela Câmara de Lagoa, que continua apostada na diversificação dos espetáculos programados para o ano de 2014.

A mostra teve a sua origem no ano de 2003 e, hoje em dia, continua a ser um evento popular envolvido num ambiente próprio e recatado, recriando o “modus vivendi” no convento nos finais do século XIV.

- Publicidade -

“Os produtos em exposição e venda são confecionados pelos próprios expositores locais, sendo que este ano contará com representações do Algarve, Alentejo e Zona Centro, com base no mel, nas compotas, nos licores, no medronho e na melosa”, adianta a organização, salientando que a Mostra do Doce Conventual de Lagoa já ultrapassou a característica local, “sendo conhecido além-fronteiras, acabando por fidelizar um público que anualmente agenda a visita ao evento”.

Na área da doçaria é de realçar, entre outros, a presença dos célebres doces “Dom Rodrigo”, que a história diz terem sido produzidos, pela primeira vez, no Convento de São José, em Lagoa, há cerca de 300 anos.

“O conceito de doce conventual está intimamente relacionado com a difusão do açúcar nas cozinhas dos mosteiros portugueses. Segundo reza a tradição e a história, as receitas de doces da gastronomia regional portuguesa começaram a ser produzidas a partir dos finais do século XVI nas ordens religiosas de frades e freiras. Algumas das receitas desses bolos ‘nasceram’ em Lagoa”, remata a organização.

JA

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.