Feira Terra de Maio conquista Eurocidade do Guadiana

ouvir notícia

.
.
.
.
.

O Azinhal, no concelho de Castro Marim, recebeu milhares de visitantes no último fim de semana, que procuraram os saberes e sabores mais genuínos da serra algarvia na oitava edição da Feira Terra de Maio. A afluência de espanhóis demonstrou os bons resultados da cooperação entre os três municípios (Ayamonte, Castro Marim e Vila Real de Santo António) da Eurocidade do Guadiana.

Promover a cabra de raça algarvia é o mote deste evento, que tem vindo a crescer e a conquistar espaço no calendário de programação cultural do Algarve e agora também na andaluza. O objetivo do certame é promover produtos locais e regionais resultantes das atividades ligadas à agricultura e à criação de gado, bem como as próprias atividades em si, e aumentar o volume de vendas através da comercialização direta.

O Concurso da Cabra de Raça Algarvia animou mais uma vez o certame da Terra de Maio. A competição, que escolhe os melhores exemplares daquela espécie, contou com a participação de 11 produtores do território do Baixo Guadiana, num total de 55 animais. A entrega de prémios decorreu no domingo.

- Publicidade -

Cabra de raça algarvia: Número de exemplares está a aumentar

A cabra de raça algarvia é um animal corpulento, que atinge cerca de 50kg em adulto. Com pelo curto, branco e com malhas castanhas de várias tonalidades, resulta de um cruzamento entre a cabra charnequeira do Algarve com a cabra marroquina (no séc. XIX) e do cruzamento posterior com a cabra alpina espanhola (no início do séc. XX).

O número de efetivos da cabra de raça algarvia está em crescimento no concelho de Castro Marim. Além de ser rentável em termos de produção de carne, a cabra algarvia tem um excelente potencial leiteiro, permitindo não só a comercialização do mesmo, mas também a produção de derivados. O queijo desta cabra é um produto muito procurado e reconhecido pela elevada qualidade e características organoléticas singulares, sendo já vendido em grandes superfícies comerciais e servido nos restaurantes da região.

O Concurso da Cabra de Raça Algarvia foi uma organização da Associação Nacional dos Criadores de Caprinos de Raça Algarvia (ANCCRAL) em colaboração com o Município de Castro Marim.

Atividades para todos os gostos

Nesta edição da Terra de Maio, destaque também para a inauguração da exposição “Passeio Fotográfico pela Nossa Serra”, do Centro de Cultura e Desporto do Pessoal da Câmara Municipal de Castro Marim, para a apresentação do Guia de Vinhos do Algarve e, no âmbito da gastronomia, para os “Laboratórios de Gostos”, com conceituados chefs de cozinha e pratos inspirados em produtos da serra algarvia. A gastronomia local também se fez representar nas tasquinhas, com deliciosas tapas e pratos típicos da região Baixo Guadiana.

Artesanato, folclore e música popular e tradicional, workshops, exposições de animais, exposição de cabras anãs, entre muitas outras atividades, fizeram mais uma edição da Terra de Maio, que, de ano para ano, aumenta o número de visitantes e colaboradores. Nesta edição foram ainda convidados DJ’s para encerrar as noites de sexta e sábado, inovação que aproximou mais jovens do certame.

A Terra de Maio foi uma organização da Câmara Municipal de Castro Marim e Junta de Freguesia de Azinhal e teve a colaboração da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve (DRAP), da Região de Turismo do Algarve (RTA), da Associação Nacional de Criadores de Caprinos de Raça Algarvia (ANCCRAL), Confraria de Enófilos e Gastrónomos do Algarve, Tertúlia Algarvia, Gran Plaza Tavira, Eurocidade do Guadiana, Qualifica, Associação Odiana e Associação Terras do Baixo Guadiana.

Na abertura oficial, na tarde de sexta-feira, marcaram presença o diretor regional de Agricultura e Pescas do Algarve, Fernando Severino, o presidente, Francisco Amaral, e vereadores da Câmara Municipal de Castro Marim, Filomena Sintra e Nuno Pereira, o presidente da Assembleia Municipal de Castro Marim, José Luís Domingos, os presidentes das juntas de freguesia do Azinhal e de Odeleite, António Martins e Valter Matias, o presidente da Câmara Municipal de Alcoutim, Osvaldo Gonçalves, o presidente da Junta de Freguesia de Alcoutim, João Simões, e representantes da ANCCRAL (Associação Nacional de Criadores de Caprinos de Raça Algarvia).

.

.

.

.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.