Festa do Cinema Italiano começa esta sexta-feira em Loulé

ouvir notícia

.

A Festa do Cinema Italiano, cujo tema é a “Família Italiana – La Famiglia”, realiza-se a partir desta sexta-feira e até ao próximo domingo no Cine-Teatro Louletano, em Loulé.

Na sexta-feira, às 21h30, é exibido o filme “Viva a Liberdade”, de Roberto Andò, uma das ante-estreias apresentadas no certame, protagonizada por Toni Servillo, ator principal de “A Grande Beleza”, uma paródia sobre o mundo da política italiana.

No sábado, às 16h30, o programa do festival começa com aulas de italiano gratuitas, “Italiano per principianti”. Para participar, basta enviar um email ([email protected]) com inscrição prévia.

- Publicidade -

Depois são exibidos os vencedores ex aequo da edição deste ano da Festa do Cinema Italiano: às 18h30, “The Special Need”, de Carlo Zoratti, e às 21h30, “La mafia uccide solo d’estate” (“A Máfia só mata no Verão”), de Pierfrancesco Diliberto (PIF).

“The Special Need” é a história de um autista que nunca teve relações sexuais e segue em viagem com dois amigos para tentar satisfazer este desejo. Ao longo da viagem, este documentário aborda de uma maneira frontal e exaustiva uma questão, socialmente delicada, aliando a necessidade de amor e de partilha que faz parte de todos e que está muito para além dos limites em que somos, muitas vezes, forçados a viver.

Para além de ter sido apresentado no “8 ½ Festa do Cinema Italiano”, o filme tem sido apresentado em diversos festivais, nomeadamente, CPH:DOX – Festival Internacional de Documentários de Copenhaga, Festival Internacional de Cinema de Locarno, IDFA – International Documentary Film Festival Amsterdam, SXSW Festival, em Austin, Texas, Trieste Film Festival ou Dok Leipzig, na Alemanha. Para o júri do “8 ½”, composto por Lorenzo Codelli, vice-diretor da Cineteca del Friuli di Gemona e crítico de cinema, Jean Paul Bucchieri, encenador, investigador e docente na Escola Superior de Teatro e Cinema e o fadista Camané, “é um filme corajoso sobre amizade, que ultrapassa sem medo e sem preconceito uma questão, muitas vezes, posta de parte. Trata-se de um filme generoso, que nunca cai em possíveis moralismos, evidenciando, tal como a personagem principal, uma profunda sinceridade, criando, assim, uma ligação afetiva entre o filme e o espetador.”

“La mafia uccide solo d’estatate” (“A Máfia só mata no Verão”) apresenta-nos uma nova maneira e improvável de retratar a Máfia e tão divertido como comovente, este filme foi vencedor do Prémio do Público do Festival de Turim e é uma crónica siciliana, que nos mostra as tentativas de Arturo para conquistar o coração da sua amada e se desenvolve num contexto histórico muito complexo nas últimas décadas em Itália. Segundo o júri do 8 ½, “o filme, através de uma subtil ironia e uma certa dose de humor, consegue relatar com lucidez e eficácia, uma questão sempre muito complexa e difícil de descrever e cria, com sucesso, uma osmose entre as imagens reais da televisão daquela época e a ficção do próprio filme, formando uma narrativa forte e bem estruturada”.

No domingo, 18 de Maio, às 16h30, será exibida uma sessão de curtas-metragens, “Il Corto”, com oito filmes: “Zinì e Ami”, de Pierluca do Pasquale, “Transumanza”, de Salvatore Mereu, “Preti Ep. 1 Genesi”, de Astutilio Smeriglia, “37º4 S”, de “Adriano Valerio, “Animo resistente”, de Andrea Massi, “Homo homini bisonte”, de Astutilio Smeriglia, “La prima legge di Newton”, de Piero Messina e “Genesi”, de Donatella Altieri.

Às 18h30, é exibido o vencedor do Prémio Canais TVCINE, votado pelo público do 8 ½ Festa do Cinema Italiano, “Zoran, o meu sobrinho herdado”, de Matteo Oleotto, vencedor do Prémio da Semana da Crítica Internacional do Festival de Veneza. Trata-se da história de Paolo Bressan, que passa os seus dias numa taberna perto de Gorizia, na fronteira com a Eslovénia e que ao “herdar” um “sobrinho”, Zoran, um estranho rapaz de 15 anos percebe rapidamente o seu talento para lançar dardos. Todos os anos, o campeonato mundial de dardos dá um prémio de 60 mil euros, e Paolo não tem a menor intenção de deixar passar esta oportunidade.

A encerrar a edição de Loulé, é exibido, às 21h00, “A Grande Beleza”, de Paolo Sorrentino, filme vencedor, este ano, do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, Globo de Ouro e BAFTA. A história começa na grande festa de 65 anos do escritor Jep Gambardella, interpretado por Toni Servillo, que conheceu o sucesso instantâneo na sua primeira obra, mas depois passou a trabalhar como crítico de arte. Através das andanças boémias da personagem, Sorrentino retrata o modo de vida da elite italiana, sem deixar de temperar a amargura com a constatação de que há, sim, poesia, no simples ato de viver.

Os bilhetes custam 3 euros e o passe de três dias custa 10 euros. As reservas podem ser efectuadas através de telefone (289 414 604) ou email ([email protected]).

“8 ½ Festa do Cinema Italiano” é um festival de cinema organizado pela Associação Il Sorpasso, que conta o patrocínio principal da TopAtlântico, com o apoio da Embaixada de Itália e do Instituto Italiano de Cultura de Lisboa, Câmara Municipal de Loulé e Cine-Teatro Louletano.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.