Festival de curtas-metragens de Faro recebeu 2114 filmes a concurso

ouvir notícia

.

Vai decorrer de 27 a 30 de agosto a quarta edição do FARCUME – Festival de Curtas-Metragens de Faro, que ocorrerá nesta cidade, no secular edifício da Escola de Hotelaria e Turismo, situada no Largo de São Francisco.

Este festival, da responsabilidade da FARO 1540 – Associação de Defesa e Promoção do Património Ambiental e Cultural de Faro, recebeu ao todo 2114 curtas-metragens, o que se traduz num “aumento muito significativo” em relação às edições anteriores o que, segundo a organização, “é um claro indicador do interesse, do prestígio e da curiosidade que este festival tem vindo a despertar neste meio, onde este ano consolidou a sua componente internacional sendo a grande maioria dos trabalhos inscritos oriundos do estrangeiro, mais precisamente de 87 países, destacando-se para além de países europeus e de todo o continente americano, terras mais distantes como o Irão, Índia, Palestina, Israel, Coreia do Sul, Coreia do Norte, China, Japão, Tanzânia, Paquistão, Iraque, Austrália e Nova Zelândia”.

Por esse motivo, a organização decidiu criar este ano uma categoria extra designada “Cinema do Mundo”, onde pretende exibir trabalhos oriundos dos quatro cantos do globo de forma a possibilitar aos espetadores o visionamento de tendências, realidades e culturas diferentes.

- Publicidade -

Para além desta categoria extra, as curtas-metragens exibidas estarão repartidas em quatro categorias que são elas: animação, documentário, ficção e videoclips, onde o público terá acesso a trabalhos com muitos atores conhecidos e passará a conhecer novos talentos nesta área, mas que, nem sempre têm a divulgação desejada e merecida.

Após um criterioso período de seleção, foram apuradas cerca de duas centenas de curtas-metragens nacionais e estrangeiras, muitas delas sendo estreias em Portugal e outras premiadas em reputados e conhecidos festivais de cinema que ocorrem em Portugal e no estrangeiro, representando ao todo, mais de 20 horas de cinema.

Convívios entre público, atores e realizadores

Paralelamente ao programa cinéfilo haverá uma exposição de fotografia alusiva à recente extensão do festival no Brasil (FARCUME Brasil), mesas redondas que permitirão colocar questões a realizadores e argumentistas e, no final de cada sessão, decorrerão convívios que seguramente proporcionarão bons momentos de diversão entre público, atores e realizadores.

Segundo o diretor do festival, Bruno Lage, o objetivo do FARCUME passa por “procurar, dentro de um ambiente informal, bem-disposto e descontraído, premiar e reconhecer a dedicação, o empenho, a criatividade e o mérito dos realizadores, atores e equipas técnicas que sem terem os orçamentos da indústria cinematográfica de Hollywood executam excelentes trabalhos”.

À semelhança das anteriores edições, o público presente nas diferentes sessões terá a oportunidade de votar nas suas curtas favoritas.

Os ingressos para os quatro dias de festival podem ser adquiridos na página eletrónica do evento (www.farcume.com), na plataforma bilheteiraonline.pt nas estações dos CTT, na Worten e na Fnac. Os bilhetes diários serão adquiridos no recinto no próprio dia.

JA

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.