Festival do Contrabando honra a história de Alcoutim

ouvir notícia

Estátua do Contrabandista, na vila de Alcoutim

Os habitantes mais antigos de Alcoutim ainda recordam que o contrabando fazia-se por toda a margem do rio, com trigo e outros cereais, figos, café, ovos e até gado, entre outros produtos. A atividade era arriscada, mas era rentável e tirava a fome a muitas famílias. O problema era a constante vigilância dos guardas fiscais.

Cerca de 70 anos depois, a vila de Alcoutim prepara-se para reviver a história, nos dias 24, 25 e 26 de março, com a primeira edição do Festival do Contrabando.

Nesse sentido, o município assinou na semana passada um contrato com a empresa Passado Vivo, para a realização de uma recriação histórica, do quotidiano do final da década de 30 e década de 40.

- Publicidade -

Este será um dos atrativos do Festival do Contrabando, que irá contar ainda com animação histórica, musical, expositiva, oficinas pedagógicas, animação de rua e música ao vivo, baseado no contexto da região de Alcoutim e Sanlúcar de Guadiana, no contrabando e na sua importância para a região.

“Durante os três dias, a vila de Alcoutim e Sanlúcar de Guadiana serão cenário para o desfile de personagens típicas da época, como a guarda fiscal, os contrabandistas, o agricultor, o pescador, a ceifeira, os artistas e artesãos, os vendedores ambulantes, ardinas, amoladores entre outros personagens que povoarão as ruas, as individualidades, que hoje fazem parte da história, ganham nova vida e dão-se a conhecer permitindo aos visitantes viajar no tempo, e reviver a história da região da raia do Guadiana”, adianta a organização.

“Será como se o tempo tivesse parado”

As artes e ofícios características da região também estarão representadas no evento, com artesãos a trabalhar ao vivo, enquadrados no mercado de época onde os visitantes poderão encontrar produtos locais e produtos enquadrados na temática do contrabando.

“Será como se o tempo tivesse parado e voltássemos a viver nos finais da década de 30, década de 40, durante a guerra civil espanhola e dealbar da segunda Guerra Mundial”, acentua a autarquia de Alcoutim.

O evento é organizado pela Câmara Municipal de Alcoutim em parceria com o Ayuntamiento Sanlúcar de Guadiana, que conta com o apoio do Governo de Portugal, Turismo de Portugal, Região de Turismo do Algarve, 365 Algarve, Junta de Andalucia e Mancomunidad da Betúria.

Nuno Couto | Jornal do Algarve

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.