Festival MED volta a ter um dia com entrada livre

ouvir notícia

.

O Festival MED vai ter este ano um dia de abertura, “Open MED”, com entrada livre, permitindo que mesmo quem não adquira bilhete possa vivenciar o espírito do evento. Assim, o dia 25 de junho será o ponto de partida para a 11.ª edição deste festival de “world music” (músicas do mundo) que se estende até 28 de junho, na Zona Histórica de Loulé.

Durante o Open MED o público terá acesso a todas as áreas do festival, nomeadamente aos espaços de restauração, bancas de artesanato, entre outras. Quanto à música, apenas os palcos Bica e Arco estarão em funcionamento, já que os palcos da Matriz, Cerca e Castelo, onde atuam os cabeças-de-cartaz do MED, têm estreia marcada para o dia seguinte.

Concurso para novos projetos musicais

- Publicidade -

No âmbito do “Open MED”, a Câmara Municipal de Loulé vai lançar um concurso destinado a todos os projetos musicais, na área das músicas do mundo. Serão selecionados seis projetos que irão atuar neste dia inaugural do festival.

Esta iniciativa tem por objetivo a promoção de projetos individuais ou coletivos, que não tenham editado qualquer trabalho discográfico para fins comerciais, permitindo aos participantes selecionados a apresentação pública dos seus trabalhos num evento tão marcante como o Festival MED.

Para participar, os músicos interessados terão de enviar uma maquete em registo digital (MP3) com quatro temas inéditos, que serão os mesmos a apresentar em palco na eliminatória, e uma biografia atualizada e fotografia da banda, por correio eletrónico ([email protected]).

As inscrições decorrem até 2 de junho. No dia 6 de junho, serão anunciados os seis efetivos (e dois suplentes), através do site www.festivalmed.pt, que irão apresentar-se nos palcos da Bica e do Arco neste “Open MED”, a 25 de junho. O vencedor do concurso será anunciado ainda nessa noite e receberá um prémio de 500 euros e uma nova atuação no 11.º Festival MED.

O júri do concurso será constituído por um representante da Câmara Municipal de Loulé, um representante ligado à organização de eventos culturais, um representante ligado a uma empresa de agenciamento, um representante da comunicação social e um músico profissional.

A interpretação vocal e musical, originalidade, textos e performance em palco serão os critérios de avaliação.

Transmissões em direto pela rádio

Entretanto já está confirmada a parceria com a RDP para mais uma edição do Festival. A Antena 1 e Antena 3 voltam a ser “media partners” deste evento, garantindo a transmissão dos concertos dos palcos principais. Este ano associa-se também ao Festival MED a Antena 2 que irá emitir os concertos do MED Classic.

A RUA FM volta a apoiar também o evento, com uma vasta cobertura e transmissão de concertos, nomeadamente do Palco Castelo, Palco Bica e Palco Arco.

Artesanato dá colorido às ruas

O colorido e a diversidade vão marcar as mais de 100 bancas de artesanato que vão estar espalhadas pelos becos e ruelas da Zona Histórica de Loulé.

A grande aposta é no artesanato internacional, com especial incidência no marroquino, tunisino e egípcio. Mas as novas tendências do artesanato moderno também vão marcar presença nesta edição do Festival MED.

Os visitantes poderão adquirir uma série de produtos que vão desde a bijutaria, têxteis e vestuário aos objetos característicos de várias culturas do mundo como os digeridos aborígenes, os djambés africanos ou os cachimbos de água e serviços de chá típicos dos países do Magreb.

Os interessados em participar no MED com uma banca de artesanato poderão fazer a sua inscrição através da internet (www.festivalmed.pt, www.cm-loule.pt ou [email protected]).

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.