Vicente Amigo é cabeça de cartaz do Festival Sons do Atlântico

ouvir notícia

Vicente Amigo é uma das grandes atrações do cartaz do festival Sons do Atlântico. Ele é considerado um dos artistas mais virtuosos no ativo

O Festival Sons do Atlântico está de regresso este ano ao concelho de Lagoa. O evento vai decorrer, entre os dias 22 e 24 de maio, na vila de Ferragudo, depois de ter sido suspenso em 2011 pela câmara municipal devido a razões económico-financeiras. O novo executivo liderado pelo presidente Francisco Martins também já anunciou o regresso do Festival de Jazz, que deixou de realizar-se em 2012, para o próximo mês de junho. Segundo a autarquia, estes eventos que já foram de grande sucesso na região vão ajudar a atrair mais pessoas ao concelho e promover o turismo

Dois eventos tradicionais e de grande sucesso no concelho de Lagoa estão de regresso este ano. Após um interregno de três anos, o festival de músicas do mundo “Sons do Atlântico”, que durante muitos anos se realizou na Senhora da Rocha, em Porches, regressa ao município de Lagoa, desta vez à vila piscatória de Ferragudo.

O evento, que tinha sido suspenso em 2011 pelo anterior executivo do PSD devido às dificuldades financeiras sentidas pela autarquia, vai ter lugar entre os dias 22 e 24 de maio. Segundo o novo executivo liderado pelo socialista Francisco Martins, este tipo de iniciativas ajudam a atrair mais pessoas ao concelho e voltam a colocar Lagoa no mapa nacional.

- Publicidade -

Este ano, a organização promete voltar a trazer as melhores músicas que se fazem no planeta, assim como proporcionar um cartaz turístico a quem visita e habita no concelho.

Aberto à ‘world music’, à música tradicional e ao folk, o festival músicas do mundo estende as suas fronteiras estilísticas ao jazz, aos blues e aos novos encontros da tradição com a modernidade.

“Neste ano de 2014 em que o executivo da Câmara de Lagoa dedicou ao mar, o Festival Sons do Atlântico ganhou uma nova envolvência e procurou incorporar no conceito do festival de ‘wold music’, além da descoberta de novas realidades culturais e musicais, a reaproximação da população ao mar e às atividades marítimo-turísticas”, adianta a autarquia em comunicado.

Segundo a câmara, “estando o mar tão presente na cultura gastronómica e económica desta região, merece ser celebrado”, pelo que, para além da vertente musical, o festival vai contar com “uma forte componente gastronómica e uma amostra representativa das atividades marítimas”.

“Contamos com a presença de pescadores da pesca tradicional com as suas lides e de operadores marítimo-turísticos com as suas ofertas das belezas da costa algarvia”, acentua a organização.

Vicente Amigo é cabeça-de-cartaz dos Sons do Atlântico

No que toca à música, o festival Sons do Atlântico deste ano vai apresentar um cartaz bastante eclético, com dois palcos no recinto, um dedicado a projetos emergentes do panorama nacional e a projetos regionais, enquanto o outro irá contar com nomes como o fadista Ricardo Ribeiro e a banda Diabo na Cruz (dia 22), Souls of Fire e o grupo espanhol Chambão (dia 23), o guitarrista espanhol Vicente Amigo – um dos grandes mestres da guitarra flamenco – e as bandas Kumpania Algazarra e Batida Balcanica (dia 24), entre outros artistas do mundo.

Mais tarde, entre os dias 5 e 7 de junho, regressa também ao município de Lagoa o Festival de Jazz, que tinha sido igualmente suspenso pelo anterior executivo, em 2012, por razões económico-financeiras.

A autarquia realça que este evento musical, que voltará a realizar-se no parque municipal Sítio das Fontes, em Estômbar, “tem vindo a afirmar-se como um festival reconhecido nacional e internacionalmente, com um público fiel”.

“Ao longo das nove edições realizadas foi merecendo críticas positivas da imprensa especializada e gratificantes elogios do público e dos artistas nacionais e internacionais que nos visitaram, que puderam manifestar o agrado pela hospitalidade e condições técnicas que lhes foram proporcionadas”, enfatiza a organização.

Neste regresso em 2014, a décima edição do Festival de Jazz de Lagoa contará com um cartaz de qualidade e diversidade, tendo como objetivo “mostrar diferentes abordagens na área do jazz e sua árvore genealógica”.

Nesta edição, o público poderá assistir aos concertos dos Torunsky Brothers e PianoBatuque (dia 5 de junho), Thierry Eliez Trio (dia 6) e quinteto de Marta Hugan (dia 7).

“Levar a cultura a todos”

O presidente da Câmara de Lagoa, Francisco Martins, afirma que “o ano de 2014 vai seguir o sonho que sempre tive, enquanto cidadão e político: levar a cultura a todos, sem distinções, para que todos e cada um de nós saibamos um pouco mais que outros que não tiveram iguais oportunidades, embora possa reconhecer que felizmente não vivemos num concelho com elevado índice de iliteracia”.

“Quero prosseguir um trabalho na área da cultura que já vinha desenvolvendo noutros tempos, mas que, agora, enquanto presidente da câmara, tenho outras condições para o concretizar, a partir de eventos âncora que sirvam, sobretudo, para mostrar aquilo que somos, enquanto povo pacífico e hospitaleiro, mostrando que aqui se vive com segurança e bem-estar”, frisa o autarca.

NC/JA

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.