Fomos ‘espreitar’ os últimos preparativos para o Carnaval mais antigo do país

Loulé está em contagem decrescente para uma das maiores festas do ano

ouvir notícia

“Ó Zé… Já viste o Algarvensis?” é a pergunta que serve de mote à edição de 2023 do Carnaval de Loulé, onde 14 carros alegóricos, 10 grupos de animação, três escolas de samba, gigantones, cabeçudos e mais de 600 animadores irão desfilar durante os três dias, das 15h00 às 17h30. O JA visitou a Oficina-Museu do Carnaval para acompanhar os preparativos do corso mais antigo do país.

Foi em fevereiro de 2020 que o Carnaval de Loulé saiu à rua pela última vez, mas nos próximos dias 19, 20 e 21 de fevereiro, a alegria, a música, a dança e os confetes estão de regresso para levar a folia à Avenida José da Costa Mealha.

A candidatura conjunta dos municípios de Loulé, Silves e Albufeira a Geoparque Mundial da UNESCO – Algarvensis, ainda na condição de aspirante, serve de inspiração para o desfile deste ano.

- Publicidade -

O rei do Carnaval de 2023 é o Metoposaurus algarvensis, um anfíbio extinto, semelhante a uma salamandra gigante, que viveu há 227 milhões de anos e que serviu de base à candidatura dos três municípios algarvios.

A salamandra gigante está a ser finalizada

Segundo revela Paulo Madeira (mais conhecido por Palhó), responsável criativo pelo Carnaval de Loulé há mais de 25 anos, tal como nos anos anteriores, a sátira política, social e desportiva volta a protagonizar o desfile, que está a ser preparado há cerca de três meses por 50 pessoas residentes no concelho louletano.

Mas não é só da atualidade portuguesa se faz o Carnaval de Loulé. Também os grandes temas globais marcarão presença no “sambódromo louletano”. A guerra da Ucrânia, com Zelensky e Putin como tripulantes de um carro decorado com cereais, a disputa entre os “dinossauros” Lula e Bolsonaro, este último a ser pontapeado da cadeira do poder, ou os novos governantes britânicos, Charles III e Rishi Sunak, darão vida aos carros alegóricos, onde impera a qualidade artística na execução.

Paulo Madeira, mais conhecido por Palhó, é o responsável criativo pelo Carnaval de Loulé há mais de 25 anos

Vítor Aleixo, presidente da autarquia de Loulé, disse ao jornalistas que este ano são esperados “entre 60 a 80 mil turistas e visitantes”, que rumarão a Loulé para brincar ao Carnaval.

Pela primeira vez, segundo o autarca, existe uma verba de 400 mil euros disponível para o Carnaval de Loulé, com o intuito de garantir “mais disciplina orçamental”. No final das festividades, a Câmara Municipal anunciará o valor total despendido no evento.

As entradas no recinto custam dois euros. Metade das receitas de bilheteira irão reverter para as 10 associações que vão desfilar com os figurantes no corso. Já a outra metade das verbas será sorteada por IPSS do concelho.

No âmbito do programa do Carnaval de Loulé 2023, destaca-se ainda a realização do Carnaval Infantil, na manhã (10h00) de sexta-feira, 17 de fevereiro, na Avenida José da Costa Mealha, com a participação dos alunos das escolas do concelho.

Na noite de segunda-feira, dia 20, a partir das 22h00, no Salão de Festas de Loulé, o Baile de Gala do Carnaval apela à criatividade do público na escolha das suas máscaras com o tema “Há 227 milhões de anos…”.

Leia a reportagem completa na edição de 16 de fevereiro do JORNAL do ALGARVE.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.