França e Espanha com programação conjunta para assinalar 50 anos da morte de Picasso

Entre as dezenas de iniciativas propostas, estão previstas 16 exposições em Espanha, 12 em França, sete nos Estados Unidos e outras mostras dedicadas a Picasso na Alemanha, Suíça, Mónaco, Roménia e Bélgica

ouvir notícia

Espanha e França vão assinalar os 50 anos da morte do artista plástico Pablo Picasso com uma programação conjunta e internacional, que começou esta semana e se estenderá até 2023, com mais de 40 exposições.

A apresentação pública da programação “Celebración Picasso 1973-2023” ocorreu esta semana no Museu Rainha Sofia, em Madrid, junto a “Guernica”, uma das mais icónicas obras de Picasso, e contou com a presença dos ministros da Cultura de Espanha, Miquel Iceta, e de França, Rima Abdul Malak.

A programação conjunta pretende “valorizar o percurso de um artista fundamentalmente europeu que, a partir de um profundo conhecimento do património, da tradição e de um entendimento do classicismo enquanto valor ético, projetou internacionalmente símbolos universais como ‘Guernica’”, sustentou a organização, em nota de imprensa.

- Publicidade -

Entre as dezenas de iniciativas propostas, estão previstas 16 exposições em Espanha, 12 em França, sete nos Estados Unidos e outras mostras dedicadas a Picasso na Alemanha, Suíça, Mónaco, Roménia e Bélgica.

No final deste ano vai decorrer um congresso internacional sobre a obra de Pablo Picasso em Madrid, e no final de 2023 está marcado um simpósio semelhante em Paris; ambos com a intenção de “fazer um balanço das investigações e interpretações sobre a obra de Picasso”.

Para 2023 está marcada a abertura do Centro de Estudos Picasso no Museu Nacional Picasso-Paris, na capital francesa, que pretende ser “um centro de referência” sobre a obra artística do pintor andaluz.

A programação oficial dos 50 anos da morte de Picasso começou esta semana com uma conferência no Museu do Prado, em Madrid, com a crítica de arte Estrella de Diego.

Pablo Picasso, um dos mais distintos representantes do Cubismo, um movimento artístico do início do século XX, nasceu em Málaga a 25 de outubro de 1881 e morreu em Mougins, França, a 08 de abril de 1973.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.