França-Síria. Um ataque oportuno e “diplomático” contra o Estado Islâmico

ouvir notícia

.

O Presidente francês François Hollande está em Nova Iorque para participar na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), na qual discursará na noite desta segunda-feira.

À chegada aos Estados Unidos, este domingo, Hollande só falou num assunto, que realçou repetidamente também através de comunicados oficiais do Eliseu: “A França atacou esta manhã e destruiu um campo de treino de Daesh (autodenominado Estado Islâmico) na Síria”.

Praticamente todos os jornais franceses realçam esta segunda-feira o “lado diplomático” deste primeiro ataque de cinco aviões na Síria. O “Le Figaro”, matutino conservador, diz que a França “procura o seu lugar entre a Rússia e os Estados Unidos”. E o “Le Monde”, vespertino de centro-esquerda, escreve mais ou menos a mesma coisa: “A França quer pesar na batalha diplomática sobre a Síria”.

- Publicidade -

François Hollande garante que o objetivo do ataque na madrugada deste domingo foi destruir um campo do Daesh, onde alegadamente se preparavam planos e se treinavam jiadistas para levar a cabo “atentados terroristas em França”.

Mas os analistas sublinham sobretudo o facto de o ataque ter ocorrido na véspera da abertura da Assembleia da ONU, que será dominado pelo regresso em força da Rússia ao campo das negociações sobre a guerra na Síria.

O Presidente Vladimir Putin, que reforçou consideravelmente a presença militar russa na Síria, tem um encontro marcado em Nova Iorque com o seu homólogo norte-americano, Barack Obama. Nesta reunião, Putin vai designadamente defender uma aliança internacional com o Presidente sírio Bashar al-Assad, contra o Daesh – e a França quer ter uma palavra a dizer nestas negociações sobre o futuro do país.

O ataque aéreo francês contra um campo dos jiadistas terá tido sobretudo este objetivo “diplomático”. François Hollande garantiu, em Nova Iroque, que os ataques franceses irão continuar “nas próximas semanas, se for necessário”.

RE

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.