GNR apreende artes de pesca ilegal na Lagoa dos Salgados

A apreensão, no domingo, surgiu no seguimento de uma investigação desenvolvida desde 28 de outubro

ouvir notícia

O Núcleo de Proteção Ambiental da GNR apreendeu na Lagoa dos Salgados, em Silves, 19 artefactos usados para pesca ilegal ainda contendo no seu interior várias espécies piscícolas, como camarão da ribeira e enguias juvenis, foi comunicado esta terça-feira.

Em comunicado, a GNR adianta que verificou nas margens da lagoa diversas nassas, um meio de pesca profissional em águas livres também chamado de galrichos, que não se encontravam devidamente identificadas com o número de identificação de pescador profissional (NIPP), motivo pelo qual foram apreendidas.

“No decurso das diligências policiais foi possível verificar que se encontravam 19 nassas e respetivas estacas de madeira (utilizadas para as armar) contendo diversas espécies piscícolas, nomeadamente, 15 quilos de camarão da ribeira, 30 enguias juvenis com medidas entre 20 e 50 centímetros, uma galinha de água, e algumas espécies piscícolas autóctones de pequenas dimensões (tainhas)”, lê-se na nota.

- Publicidade -

A apreensão, no domingo, surgiu no seguimento de uma investigação desenvolvida desde 28 de outubro, quando “foi apreendido um conjunto bastante considerável de equipamentos utilizados nesta atividade ilegal, também no mesmo local”, refere a GNR.

“Na pesca profissional em águas livres pode ser utilizado o covo ou a nassa na captura de lagostins de água doce, no entanto devem estar registadas e identificadas com o NIPP, por força do enquadramento legal em vigor”, conclui.

As espécies foram devolvidas ao seu habitat natural e os factos comunicados ao Tribunal de Silves.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.