Grupo Folclórico de Faro leva a cultura algarvia à Argentina

O Grupo Folclórico de Faro esteve na Argentina entre os dias 03 e 12 de setembro

ouvir notícia

O grupo folclórico da capital algarvia foi o primeiro grupo português a visitar a Argentina, onde foi recebido em apoteose pelas comunidades portuguesas (incluindo algarvios) daquele país da América do Sul.

Ainda os ecos do FolkFaro soavam na cidade, já o Grupo Folclórico de Faro (GFF) estava de malas aviadas para mais uma vez representar Portugal, desta vez na Argentina, entre os dias 03 e 12 de setembro.

O convite surgiu da Casa de Portugal “Virgen de Fatima”, que acolheu o grupo algarvio nas suas instalações em Vila Ellisa, província de Buenos Aires (capital da Argentina).

- Publicidade -

Do programa de atividades do GFF contaram-se diversos espetáculos pela cidade de Buenos Aires e até no Uruguai, mas também entrevistas, palestras sobre o traje algarvio, workshops de música, dança e também convívios com os elementos dos cinco grupos de folclore de luso-descendentes existentes na Província de Buenos Aires.

O Grupo Folclórico de Faro foi recebido na Câmara Municipal de La Plata e na residência do Embaixador de Portugal em Buenos Aires.

Ao longo de 10 dias, foram quatro os espetáculos em que o grupo algarvio brilhou, chegando mesmo a esgotar salas. A Casa de Portugal “Virgen de Fátima”, o Teatro Coliseo Podestá, o Teatro Multiescena e a Praça de Colónia del Sacramento, no Uruguai, foram os palcos que recebem o grupo.

A deslocação do Grupo Folclórico de Faro à Argentina estava prevista para 2020, acabando por ser sucessivamente adiada devido à pandemia.

O grupo algarvio partiu para a Argentina com uma delegação de 39 elementos, entre bailadores, tocadores e figurantes.

“Foi com uma apoteose de palmas, sorrisos e lágrimas de saudade que o público de Buenos Aires nos brindou na nossa última atuação, com a ‘Alma Algarvia’”, pode ler-se na página de Facebook do GFF.

Recorde-se que o Grupo de Folclore é o mais antigo do Algarve e um dos mais antigos do País.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.