Hortas comunitárias algarvias com consultório online

ouvir notícia

Promoção de consciência para autonomia alimentar e biodiversidade na base do projeto.

“aHorta – à mão de semear” é o nome da mais recente iniciativa que a associação In Loco está a promover na região. “O nome e a imagem da iniciativa procuram ilustrar a necessidade da criação de artérias verdes nas áreas urbana, associadas à produção de alimentos, enquanto espaços vitais para o equilíbrio e a qualidade de vida nas cidades”, referem os responsáveis que reportam para a analogia com a artéria aorta, vital para o organismo humano.
Hoje, termina o período de inscrições para a Horta Comunitária Nascimento que vai nascer no concelho de São Brás de Alportel dentro em breve. De acordo com Artur Gregório da In Loco, já estão em marcha outros projetos de hortas comunitárias em Faro, Albufeira, Loulé, Silves e Tavira. Em alguns casos a In Loco e as autarquias estão à procura dos terrenos indicados e posteriormente serão criados os projetos e os respetivos modelos de gestão e regulamentos de utilização destes espaços comunitários.
“Com estes bons exemplos será muito mais fácil que outras autarquias adiram”, explicou ao JA, Artur Gregório lembrando que além da participação das autarquias o projeto conta ainda com o apoio da ALGAR, da FAGAR e da Glocal Faro.
“A iniciativa surgiu da constatação que cada vez há mais pessoas interessadas em desenvolver por sua conta e risco atividade ligadas à agricultura e que grande parte delas vivem em zonas urbanas ou periurbanas”, explicou Artur Gregório. A consolidar esta ideia está também o sucesso do projeto PROVE que tem vindo a demonstrar “como as pessoas estão mais atentas, mais dispostas e querem ter um papel mais ativos tanto enquanto consumidores como também enquanto produtores”.

aHorta na internet

A In Loco já está a preparar “caminho” para tornar o projeto dinâmico e cada vez mais independente. Para tal, foi criado um site que vai funcionar como uma espécie de rede social ou espaço de troca de experiências e conhecimentos entre as pessoas que adiram ao projeto. O site tem o endereço: http://ahorta.nong.com.
“Achámos que também fazia falta um espaço que servisse de (…)

[peça publicada na íntegra na edição papel do Jornal do Algarve de 30 de junho de 2011]
JA/SCS
- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.