Hoteleiros acreditam que desvalorização do euro vai trazer mais turistas britânicos

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“O euro está a desvalorizar e isso é bom para o turismo”, considera a AHETA, frisando que a procura interna também deverá aumentar e que este facto deve ser “convenientemente aproveitado, através de ações de promoção”

Domingos Viegas

Os empresários do setor do turismo acreditam que a desvalorização do euro poderá contribuir para um crescimento de cinco por cento dos fluxos turísticos oriundos do Reino Unido durante este ano. Os hoteleiros frisam ainda que a queda do preço do petróleo deixa antever “um bom desempenho do setor turístico do Algarve” para o ano de 2015.

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“A queda da cotação do euro, uma consequência direta da política financeira implementada pelo Banco Central Europeu, vai refletir-se no aumento da procura externa, nomeadamente de turistas oriundos do Reino Unido, mas também dos restantes estados membros da União Europeia”, refere a Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA), em comunicado enviado às redações.

“Por outro lado, e uma vez que os destinos turísticos concorrentes fora da zona euro se apresentam mais caros, a procura interna, na linha do que vem acontecendo nos últimos dois anos, tenderá a crescer exponencialmente”, acrescenta a AHETA.

De acordo com os empresários, a adesão de Portugal ao euro e, principalmente, o facto desta moeda ter continuado a valorizar-se ao longo dos anos face ao dólar e à libra esterlina foram os fatores que mais contribuíram para a perda de competitividade do turismo do Algarve.

“Em termos homólogos, a cotação do euro baixou 13% e 20% para a libra e dólar, respetivamente. Acresce que, em 2014, o euro já havia desvalorizado, em média, 6,6 por cento face à libra e 12 por cento para o dólar, tendo essa sido uma das principais razões do aumento da procura por parte do mercado britânico no ano passado”, garante a AHETA.

Mas para os empresários do turismo, o facto do preço do petróleo ter caído cerca de 50 por cento nos últimos meses, também poderá contribuir para aumentar as expectativas para este ano.

“Tem reflexos diretos no custo dos combustíveis e, por essa via, na fatura do transporte aéreo, o que, aliado às baixas taxas de juro em todo o espaço europeu, deixa antever um bom desempenho do setor turístico do Algarve para o ano de 2015”, estima aquela associação empresarial.

A AHETA acredita que, caso estas variáveis económicas se mantenham ao longo do ano, além do aumento do número de turistas britânicos, a procura interna “também deverá aumentar cerca de 6 por cento”.

Perante este cenário, os empresários lançam ainda um aviso à navegação, mais propriamente às entidades governamentais responsáveis pela promoção: “O quadro macro económico favorável, resultante destes indicadores, pode e deve ser convenientemente aproveitado pelas entidades competentes, através de ações de promoção e divulgação junto dos principais mercados emissores, incluindo o mercado interno alargado”.

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