Idosos são protagonistas em sessão de cinema documental

A sessão tem entrada gratuita e conta com a participação dos autores dos filmes: Adolfo Pinto Contreiras, Adão Contreiras, Jorge Graça, António Clareza e Hélder Raimundo

ouvir notícia

Esta sexta-feira, 14 de outubro, pelas 21h00, o Polo Museológico Cândido Guerreiro e Condes de Alte (Loulé) acolhe a 3.ª sessão da Mostra de Cinema Documental e de Ensaio: “Memórias e Etnografia do Algarve”.

Em exibição vão estar dois filmes: “Maria Belchior”, da autoria de Jorge Graça, e “Tudo vai dar em cantigas – Os Velhos da Torre”, da autoria de Adão Contreiras e Hélder Raimundo.

“Maria Belchior” fala-nos de uma idosa de longa idade, que persiste sozinha na sua rotina diária, na lida da casa. Este vídeo recebeu, em 2010, uma menção honrosa, no prémio Micro Filmes para Macro Causas.

- Publicidade -

“Tudo vai dar em cantigas – Os Velhos da Torre” é uma longa-metragem sobre aspetos da vida do casal conhecido como ‘Os Velhos da Torre’, da freguesia de Alte, com um relato visual e sonoro do cancioneiro tradicional do Algarve, cantado pelos dois durante as fainas agrícolas e a vida doméstica.

A Mostra de Cinema Documental e de Ensaio, promovida pela Associação Casa-Museu José Pinto Contreiras, em parceria com a Casa da Cultura de Loulé e com a Junta de Freguesia de Santa Bárbara de Nexe, é apoiada pela Direção Regional de Cultura do Algarve.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.