Impactos da exploração de hidrocarbonetos debatidos em Faro

ouvir notícia

.

“Impactos Económicos, Sociais e Ambientais da Exploração de Hidrocarbonetos no Algarve do Séc. XXI” é o tema do encontro público que se vai realizar, esta sexta-feira, dia 15 de abril, entre as 9h30 e as 19h30, na Escola Superior de Saúde de Faro.

O encontro é organizado por cidadãos do setor empresarial, com sede no Algarve, e investigadores das áreas da saúde, ambiente e energias renováveis, com o intuito de “convocar o conhecimento que a sociedade produz sobre estas matérias, de modo a criar uma opinião pública mais informada”.

Simultaneamente, são os empresários e os investigadores que se colocam na linha da frente como interlocutores no debate público sobre as questões energéticas e o modelo civilizacional que opções desta natureza implicam para o futuro próximo.

- Publicidade -

“Trata-se de um debate que, naturalmente não reporta apenas o Algarve, mas o país como um todo. Neste sentido, a articulação de empresários do Algarve com investigadores do espectro nacional sublinha a dimensão fulcral do problema, e a urgência de um amplo debate”, frisam os organizadores, realçando que este encontro é o primeiro de outros que se seguirão, não só no Algarve mas noutras zonas do país.

A iniciativa, que decorre entre as 9h30 e as 19h30, divide-se em dois painéis: no período da manhã o tema é “Algarve Económico do Séc. XXI”, enquanto à tarde será “As Ameaças que se Perfilam”.

Marta Cabral (Rota Vicentina), André Matos (Vila Vita Parc), Sá da Costa (Assoc. Portuguesa das Energias Renováveis), Carmo Afonso (advogada), Luísa Schmidt (Instituto de Ciências Sociais), João Lavinha (Inst. Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge), Júlia Seixas (Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade Nova de Lisboa), Luís Ribeiro (Inst. Superior Técnico) e Vítor Cabrita Neto (Núcleo de Empresários da Região do Algarve) são os oradores convidados.

“Ao incluir figuras maiores do empresariado algarvio e da ciência nacional, este encontro visa promover o esclarecimento da população sobre um tema decisivo para o presente e futuro das vidas de todos”, remata a organização.

NC | JA

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.