Inauguração de estrutura social de apoio à infância e 3.ª idade marca Dia do Município de Albufeira

ouvir notícia

A inauguração da Estrutura Residencial para Pessoas Idosas, Centro de Dia, Serviço de Apoio Domiciliário e Creche de Olhos de Água, traduziu-se no ponto alto das Comemorações do Município de Albufeira deste ano.

O Dia do Município de Albufeira foi marcado este ano pela solenidade, pela arte, pela ação social e por dois grandes concertos, culminando as celebrações num espetáculo piromusical. Depois do cerimonial do Hastear das Bandeira ao som do Hino Nacional pela centenária Banda Musical e Recreio Popular de Paderne, e Guarda de Honra pelos Bombeiros Voluntários de Albufeira, seguiu-se a inauguração de uma réplica do brasão do concelho, em pedra de 2mx2m, feita por Orlando Sousa, mestre de cantaria de Ferreiras, ao que se seguiu a inauguração de “Primavera”, uma instalação da albufeirense Vanessa Barragão.

Seguiu-se, no Salão Nobre, a Sessão Solene do Dia do Município, com a entrega de Medalhas de Bons Serviços Municipais de graus bronze, prata e ouro aos trabalhadores do município.

- Publicidade -

Ao final da tarde, as atenções voltaram-se para a inauguração da Estrutura Residencial para Pessoas Idosas, Centro de Dia, Serviço de Apoio Domiciliário e Creche de Olhos de Água, que passa a ter já a partir do dia 1 de setembro uma nova creche em funcionamento.

A creche tem capacidade para 46 crianças, enquanto as restantes valências podem acolher um total de 132 utentes: 57 idosos (ERPI), 35 idosos (em Centro de Dia), mais 40 utentes do Serviço de Apoio Domiciliário. A gestão do espaço, cuja primeira pedra foi lançada a 28 de maio de 2020, fica a cargo da Santa Casa da Misericórdia, entidade com qual o município assinou um protocolo para o efeito logo após a bênção das instalações pelo pároco de Albufeira e Olhos de Água, Flávio Martins.

Refira-se que apenas a creche vai funcionar já em setembro, com vista a colmatar as necessidades mais prementes, sendo que as restantes valências prevê-se que abram a partir de janeiro, uma vez que ainda falta assinar o Acordo de Cooperação com a Segurança Social.

rata-se de um investimento do município de cerca de cinco milhões e oitocentos mil euros, dos quais cerca de um milhão e meio foi comparticipado por fundos comunitários (CRESC Algarve 2020, Portugal 2020 e União Europeia através do FEDER).

O programa do Dia do Município contou também com diversa animação. No sábado à noite, a Banda Íris juntou milhares de pessoas, que fizeram coro com Domingos Caetano nas músicas mais conhecidas da banda algarvia e dançaram pela noite fora ao som de Zé Black. No domingo, o entusiasmo redobrou com o concerto de Gloria Gaynor, diva da era Disco que se ouviu repetidamente nas discotecas de Albufeira dos anos 70 e 80, e que encheu o areal da Praia dos Pescadores até à Praia do Peneco de mais de 40 mil pessoas que vibraram com o talento musical da artista. À meia-noite, os céus de Albufeira iluminaram-se de magia, luz e cor com um espetáculo Piromusical, que tornou a Praia dos Pescadores ainda mais deslumbrante. Pela madrugada fora, a animação foi conduzida por Deelight DJ Set.

No âmbito desportivo, o destaque vai para a 17.ª Prova de Mar de Albufeira.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.