Incêndio de Odemira já chegou ao concelho de Aljezur

A GNR desaconselha a circulação automóvel em direção à zona de São Teotónio

ouvir notícia

O incêndio que deflagrou no sábado, dia 5, em Odemira, no distrito de Beja, já chegou ao concelho de Aljezur, onde agora deflegra na EN120, no Montinho das Quartas, sentido São Teotónio-Odeceixe sob a classificação “incêndio de mato”.

Segundo a página da internet da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), no local estão 76 operacionais, 17 meios terrestres e quatro meios aéreos.

O trânsito está cortado na Estrada Nacional (EN) 120 e com constrangimentos em duas estradas municipais na freguesia de São Teotónio, no concelho de Odemira.

- Publicidade -

Segundo fonte do Destacamento Territorial de Beja da GNR, que falava à Lusa cerca das 15h00, a circulação rodoviária está cortada na EN120, entre São Teotónio e Odeceixe, concelho de Aljezur, desde cerca das 11h00 desta segunda-feira.

Por esse motivo, a GNR desaconselha a circulação automóvel em direção à zona de São Teotónio.

Em Odeceixe, a Lusa constatou que o fogo lavra muito próximo de casas e que a GNR não deixa entrar ou sair da localidade.

A freguesia do município algarvio de Aljezur está coberta por uma nuvem de fumo, e muitas pessoas tentam salvaguardar os seus bens e animais.

Segundo a Lusa, é possível ver moradores a carregar botijas de gás para longe das habitações.

O fogo lavra numa encosta com vários imóveis, em direção à praia, para a qual o acesso foi também interditado. Um desses imóveis já foi atingido pelas chamas.

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), mais de 120 concelhos do interior Norte e Centro e dos distritos de Beja e Faro estão hoje em perigo máximo de incêndio.

Face às previsões meteorológicas para os próximos dias, o Governo está a ponderar declarar situação de alerta devido ao elevado perigo de incêndios rurais, disse hoje a secretária de Estado da Proteção Civil.

Desde o início do ano, as mais de 5.529 ocorrências de fogo já afetaram 19.106 hectares de espaços rurais.

(Notícia em atualização)

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.