Irlanda diz adeus à troika a 15 de dezembro

ouvir notícia

.

“Posso confirmar-vos esta noite que a Irlanda está em vias de sair do plano de resgate UE-FMI a 15 de dezembro. E não haverá regresso ao passado”, disse ontem Enda Kenny, primeiro-ministro da Irlanda na conferência nacional do seu partido, o Fine Gael, que lidera a atual coligação governamental com os Trabalhistas.

“Mas isso não quer dizer que os problemas financeiros já tenham sido atirados para trás das costas. Há, ainda, momentos difíceis à nossa frente. Há, ainda, caminho a percorrer. Mas, pelo menos, a era do resgate terá terminado, a urgência económica terá terminado”, disse Kenny em Limerick, onde decorre a conferência partidária.

A proposta de orçamento para 2014 será apresentada na próxima semana e prevê uma austeridade adicional de 2,5 mil milhões de euros, através de novos impostos suplementares e novos cortes na despesa pública. Este pacote pretende que o défice orçamental em 2014 se fixe numa meta de 4,8% do PIB.

- Publicidade -

Pleno emprego para o médio prazo

O governo irlandês reviu em baixa as previsões de crescimento para este ano e para o próximo: 0,2% em 2013 e 1,8% em 2014. São previsões mais baixas do que as do Fundo Monetário Internacional que, neste campo, é mais otimista que Dublin.

“Usaremos a nossa liberdade económica [depois da saída da troika) para fazer regressar a Irlanda ao pleno emprego”, finalizou Kenny, que referiu que o governo publicará um Plano de Médio Prazo no final do ano.

Jorge Nascimento Rodrigues (Rede Expresso)

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.