Isilda Gomes pede à UE mais investimento para agricultura e desenvolvimento rural

A autarca liderou a comitiva da Comissão dos Recursos Naturais (NAT) do Comité das Regiões Europeu

ouvir notícia

A presidente da Câmara Municipal de Portimão, Isilda Gomes, apelou na quarta-feira, dia 25 de outubro, à União Europeia (UE), para que fosse feito mais investimento para agricultura e desenvolvimento rural, anunciou a autarquia.

A autarca liderou a comitiva da Comissão dos Recursos Naturais (NAT) do Comité das Regiões Europeu, que esteve reunida com os responsáveis pela Comissão da Agricultura e do Desenvolvimento Rural.

Segundo Isilda Gomes, enquanto presidente da NAT, uma vez que a atual Polícia Agrícola Comum (PAC) “é menos flexível e corre o risco de não ter em conta as necessidades regionais”, defende que “as políticas do topo para a base não ajudam de forma eficaz a transição agrícola da Europa e o combate ao crescente despovoamento das nossas zonas rurais”, segundo o comunicado.

- Publicidade -

A presidente da autarquia portimonense sublinhou ainda “a importância vital de uma abordagem territorial e ascendente” e recorda que a presidente da Comissão Europeia anunciou recentemente “um diálogo estratégico sobre a futura PAC”.

Durante a reunião os representantes da NAT justificaram este apelo com os resultados de um inquérito sobre a dimensão regional dos planos estratégicos nacionais da PAC, onde se indica que o atual modelo de aplicação “reduziu a sua componente regional, aumentou a sua complexidade e diminuiu a sua flexibilidade, quando se trata de ajustar as medidas de apoio aos agricultores, especialmente em tempos de crise”.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.