JA esteve em Bruxelas para falar sobre fundos e políticas de coesão

ouvir notícia

O JA teve ainda a oportunidade de reunir com representantes portugueses da Comissão Europeia e de visitar o hemiciclo do Parlamento Europeu

Entre os dias 1 e 3 de fevereiro, o JORNAL do ALGARVE viajou até Bruxelas, na Bélgica, para participar no programa ‘EUinMyRegion’, dirigido a jornalistas locais/regionais e promovido pela Comissão Europeia.

O programa, acreditado por Matteo Salvai, chefe do departamento de comunicação da Comissão Europeia, incluiu formações e seminários sobre as instituições, estrutura e procedimentos da União Europeia; políticas de coesão e investimentos nas regiões e cidades europeias; transição energética (Green Deal) e combate à fraude na aplicação de fundos comunitários no espaço europeu.

“De que forma a Europa afeta o nosso quotidiano?”, “Que impacto tem nos nossos empregos, famílias, saúde, passatempos, viagens, segurança, escolhas enquanto consumidores e direitos sociais?”, “E que presença tem nas nossas vilas, cidades e regiões?. Estas foram algumas das questões de partida que abriram o debate entre responsáveis europeus e jornalistas locais oriundos de diferentes países, que se juntaram para discutir e saber mais sobre a gestão e aplicação de fundos nos 27 estados-membros da UE.

Enquanto cidadãos da União Europeia (UE), somos o elemento central do que a Europa faz, como o faz e porque o faz. O combate ao desemprego, a luta contra a fraude fiscal, as migrações, a proteção ambiental, saúde e segurança social, a promoção da igualdade entre mulheres e homens, segurança do aprovisionamento energético, política económica e regional, agricultura, pescas, cultura e a transformação digital são algumas das pedras basilares das políticas europeias até 2027.

A política regional e de coesão da UE reforça a coesão económica, social e territorial​ nos estados-membros, apoiando a criação de empregos, a competitividade, o crescimento económico, a melhoria da qualidade de vida e a transição verde e digital. Para atingir estes objetivos, a UE reservou 392 mil milhões de euros para a sua coesão económica, social e territorial, através de fundos específicos para o período 2021-2027.

A política regional da UE trabalha para fazer a diferença em cinco áreas principais: Investir nas pessoas, apoiando o acesso ao emprego, educação e oportunidades de inclusão social; apoiar o desenvolvimento de pequenas e médias empresas; fortalecer a pesquisa e a inovação por meio de investimentos e empregos relacionados à pesquisa; melhorar o meio ambiente através de grandes projetos de investimento e modernizar os transportes e a produção de energia para lutar contra as mudanças climáticas, com foco em energias renováveis e infraestruturas de transporte inovadoras.

No Algarve, no quadro de financiamento do Portugal2020, os líderes europeus destacaram alguns exemplos de iniciativas apoiados pela Europa. A partir do projeto EMSO-PT – Observatório Europeu Multidisciplinar do Fundo do Mar e Coluna de Água, comparticipado com mais de 50% por fundos europeus, passa a ser possível monitorizar o clima e sismos com base no fundo do mar algarvio.

No turismo, são vários os projetos cofinanciados em mais de 50% pela União Europeia, entre os quais o Observatório da Sustentabilidade da Região do Algarve para o Turismo; EETUR- Eficiência Energética em Empreendimentos turísticos no Algarve para uma maior competitividade e sustentabilidade do sector e o ‘Pro Profile rate otimizer: E-traveler profiling for dynamic pricing’, um sistema que interpreta padrões da procura no sector hoteleiro e ajusta em tempo real a oferta de preços de acordo com o perfil e o padrão da reserva.

No que respeita ao mar, são destacados os projetos ALISSA (alimentação saudável e sustentável para peixes de aquacultura) e o MAR4PAIN que se baseia no desenvolvimento de um novo analgésico para tratamento da dor crónica a partir de compostos marinhos. Estes dois projetos receberam, respetivamente, 868 169,42 euros e 353 071,75 euros de financiamento de fundos europeus.

Em relação ao desenvolvimento económico, a título de exemplo, a SPAROS I&D (nutrição em aquacultura) é uma empresa ‘spin-off’ da Universidade do Algarve que visa a inovação e desenvolvimento de novos processos, produtos e tecnologias referentes à alimentação para peixes. Já o projeto ‘Corwin’ está dedicado ao desenvolvimento de um alimento de alto rendimento para as primeiras idades da corvina. Estas iniciativas foram comparticipados por fundos europeus, respetivamente, em 70% e 78%.

- Publicidade -

Poderá consultar a lista de beneficiários dos fundos da UE na região aqui.

Deixe um comentário

Tem uma Dica?

Contamos consigo para investigar e noticiar

- Publicidade-
- Publicidade-
- Publicidade-

Agricultura regenerativa ganha terreno no Algarve

No Algarve, a maior parte dos agricultores ainda praticam uma agricultura convencional. Retiram a...

Liberdade e democracia na voz dos mais jovens

No 6.º ano, o 25 de abril de 1974 é um dos conteúdos programáticos...

Algarve comemora em grande os 50 anos do 25 de Abril -consulte aqui a programação-

Para assinalar esta data, os concelhos algarvios prepararam uma programação muito diversificada, destacando-se exposições,...

Veículos TVDE proibidos de circular na baixa de Albufeira

Paolo Funassi, coordenador da concelhia do partido ADN - Alternativa Democrática Nacional, de Albufeira,...

Tunes ficará sem abastecimento de água algumas horas na próxima segunda-feira

O fornecimento de água será interrompido, em Tunes, na União de Freguesias de Algoz...

Pisa Barro celebra 25 de abril com nova rede de abastecimento de água

A rede de abastecimento de água em Pisa Barro, um investimento da Câmara Municipal...

Algarve é a segunda sub-região com o maior preço mediano da habitação

O preço mediano dos alojamentos familiares transacionados em Portugal aumentou 8,6% em 2023 face...

Olhão assinala 50 anos do 25 de Abril com intervenção de partidos políticos

O município de Olhão assinalou os 50 anos da Revolução dos Cravos com a...

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.