Juros da dívida prosseguem trajetória de queda

ouvir notícia

As decisões tomadas por Mario Draghi estão a ter reflexo nos mercados

As yields das Obrigações do Tesouro (OT) no prazo a 10 anos abriram em 3,64% ligeiramente abaixo do valor de fecho de ontem que registou 3,66%, segundo dados da Investing.com. Pelas 7h45, as yields desceram abaixo dos 3,6%, registando 3,565%. Às 8h30 registavam 3,58%.

O “efeito Draghi”, provocado pelo “pacotão” de medidas de política monetária aprovado ontem na reunião do Banco Central Europeu (BCE), parece continuar a gerar um impacto positivo no mercado da dívida.

Ontem, logo depois do anúncio pelo BCE das medidas às 12h45, as yields desceram para 3,63% e chegaram a registar um mínimo durante a tarde de 3,58%. Acabaram por fechar em 3,664%, ligeiramente abaixo de 3,67%, o valor registado nas três anteriores sessões.

- Publicidade -

Segundo os analistas, o corte para terreno negativo dos juros de remuneração dos depósitos dos bancos nos cofres do BCE (que passaram de 0% para -0,1%), obrigando, pela primeira vez, as entidades financeiras a pagarem para “parquear” liquidez no banco central, é encarado como um forte desincentivo a tal opção, empurrando os bancos para aplicações como a compra de dívida soberana.
Os níveis atuais de yields das OT no prazo a 10 anos estão ainda acima do mínimo de 3,465% verificado a 8 de maio e distantes do mínimo histórico, na época do euro, de 3,16% em setembro de 2005.

RE

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.