Lagoa inaugura estação meteorológica para evitar ‘escaldões’

ouvir notícia

.

A Câmara de Lagoa inaugurou na passada segunda-feira, dia 23, a estação meteorológica do litoral, em Carvoeiro. O novo equipamento disponibiliza em tempo real o estado do tempo junto à costa, apoiando assim as atividades dos navegantes e dos operadores de marítimo-turísticas.

Paralelamente, os banhistas poderão também, para além de outras informações, conhecer a intensidade da radiação solar e assim evitar os habituais escaldões.

Temperatura, humidade, velocidade do vento, precipitação acumulada, radiação solar e índice ultravioleta são algumas das informações recolhidas automaticamente pela estação meteorológica, que está equipada com vários sensores, sendo que os dados são atualizados automaticamente, de cinco em cinco minutos.

- Publicidade -

Esta nova estação está inserida no projeto MeteoFontes, iniciado em Lagoa, em 2009, através da entrada em funcionamento de uma estação meteorológica localizada no parque municipal do Sítio das Fontes.

Agora, a Câmara de Lagoa alarga a iniciativa à zona litoral do concelho, com a inauguração oficial de outro equipamento em Carvoeiro (MeteoFontes-Litoral), na escola EB 1.

“Com esta nova estação meteorológica pretende-se obter uma melhor caracterização das condições meteorológicas e do clima do concelho de Lagoa”, informa a autarquia, frisando que esta estação irá fornecer dados obtidos junto ao litoral, que complementarão os dados já recolhidos com regularidade na estação do Sítio das Fontes, típicos das zonas interiores do Algarve (barrocal).

Esta inauguração coincidiu com o relançamento da página oficial MeteoFontesLitoral (http://meteofonteslitoral.cm-lagoa.pt), que já está novamente disponível ao público.

“Espera-se que a MeteoFontes-Litoral constitua uma ferramenta de trabalho interessante e importante para a caracterização do clima da região e para a promoção do concelho, ao divulgar as excelentes condições climatéricas da sua orla costeira”, conclui a Câmara de Lagoa.

JA

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.