Lagos aposta no “cartaz do século” para captar mais turistas

ouvir notícia

Em tempos de crise, a Câmara de Lagos aposta num grande programa de animação de verão. O objetivo é entreter os residentes e dar as boas-vindas aos milhares de pessoas que escolhem o município para visitar e passar férias. O grande destaque deste ano vai para aquele que já chamaram o “espetáculo do século em Lagos”, com os La Fura del Baus a tomarem conta da cidade com as suas acrobacias e ideias provocadoras.

 “Lagos está na onda da preservação ambiental e do turismo sustentável. Queremos captar mais turistas, mas queremos também preservar o ambiente, bem como oferecer cultura e animação”, afirmou o presidente da Câmara de Lagos, na semana passada, durante a apresentação do programa de verão do município.

Júlio Barroso não esconde que Lagos atravessa “tempos de crise”, explicando que “a autarquia deixou de receber receitas na ordem dos 20 milhões de euros nos últimos dois anos”. “E isso tem reflexos num orçamento de 50 ou 60 milhões, como o da Câmara de Lagos”, lamenta o autarca.

- Publicidade -

Ainda assim, Júlio Barroso considera que “a animação turística é fundamental para dar a volta a esta situação menos favorável que vive a autarquia e o turismo algarvio”.

Por isso, a câmara municipal aposta este ano num “grande cartaz de animação”, onde se destaca o espetáculo ´Gnossis´, com La Fura del Baus, a 29 de agosto.

Trata-se de um espetáculo único em Portugal, com um dos grupos de rua mais famosos e prestigiados do mundo. Estamos a falar de uma companhia que tem três milhões de espetadores e que, por isso, leva sempre muita gente atrás por onde passa”, realçou o presidente da Câmara de Lagos.

Segundo apurou o JA, o espetáculo do grupo catalão foi especialmente produzido para o programa Allgarve, sendo este um dos pontos altos do verão lacobrigense e de toda a região algarvia.

Roda humana com nove metros de altura

Desta forma, a autarquia espera milhares de pessoas na Praça do Infante e Avenida dos Descobrimentos para ver de perto e ao vivo as “loucuras” dos La Fura del Baus.

Só posso dizer que o espetáculo vai incluir uma roda humana de nove metros de altura, muitas acrobacias e outras surpresas”, revelou Júlio Barroso.

Mas o JA já sabe que a figura central do espetáculo dos La Fura del Baus, que vai ter entrada gratuita e em que participam 60 elementos de estruturas associativas da cidade de Lagos, vai ser o Infante D. Henrique, mentor da expansão ultramarina e que nasceu há 550 anos.

Segundo palavras da organização, ´Gnossis´ promete ser “o grande evento do Allgarve 2010” e “o espetáculo do século em Lagos”.

Apesar da conjuntura e as preocupações de contenção orçamental, conseguimos, ainda assim, assegurar um cartaz que permite dinamizar a cidade e corresponder às expectativas de quem nos visita”, salientou o presidente da autarquia.

Lagos com o dobro de bandeiras azuis

Entre os destaque da programação de verão de Lagos estão também diversas exposições, festivais de música (jazz, flamenco, etc.), uma peça de teatro de revista à portuguesa e a tradicional Feira de Arte Doce, entre outros concertos e eventos (VER CAIXA).

Para além da qualidade do cartaz de eventos de verão deste ano, Júlio Barroso também aproveitou para destacar a aposta que a autarquia tem vindo a fazer na área ambiental.

Este ano, temos um recorde de bandeiras azuis (seis), contra as três que tínhamos em 2002”, frisou o autarca, concluindo que, para além disso, os habituais problemas de trânsito na cidade foram minimizados com a abertura de dois novos parques de estacionamento, no passado dia 1 de julho.

Nuno Couto / Jornal do Algarve

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.