Legislativas: BE e CDU já têm cabeças de lista pelo Algarve

ouvir notícia

João Vasconcelos (BE) e Paulo Sá (CDU)

A mesa nacional do Bloco de Esquerda acaba de ratificar o nome de João Vasconcelos como cabeça de lista por aquele partido, no Algarve, para as próximas eleições legislativas.

Em segundo lugar na lista do Bloco de Esquerda figura Leónia Norte, advogada e oriunda de Olhão. Em terceiro lugar da lista do Bloco vem José Moreira, professor universitário e dirigente do Sindicato Nacional do Ensino Superior, que está a cumprir o segundo mandato na Assembleia Municipal de Faro.

João Vasconcelos é professor de História em Portimão, de onde é natural, e dirigente nacional e distrital do Bloco de Esquerda. Desde 2010, tem vindo a ter reconhecimento regional e nacional, enquanto dinamizador e porta-voz da Comissão de Utentes da Via do Infante (CUVI), na luta contra as portagens nesta via.

- Publicidade -

Em 2013, na sequência das eleições autárquicas, foi eleito vereador na Câmara Municipal de Portimão. Em 2005 já tinha sido eleito para a Assembleia Municipal daquele concelho. Com uma larga experiência política, tem vindo a participar e dinamizar vários coletivos de mobilização social, entre os quais as manifestações contra a troika, os movimentos em defesa do SNS e contra o desmantelamento do Hospital de Portimão, as lutas sindicais no seio dos professores tendo pertencido à direção do Sindicato dos Professores da Zona Sul e ao Conselho Nacional da FENPROF.

“Derrotar a Austeridade no Algarve” é o lema do programa regional do partido. O Bloco foca a sua campanha eleitoral a nível regional em seis temas centrais, entre os quais a defesa e melhoria dos serviços públicos, a mobilidade, a economia, ambiente e ordenamento do território e o direito ao trabalho, a luta contra o desemprego, a precariedade e a exclusão social, onde se destacam propostas para a criação de emprego e pela defesa da dignidade dos desempregados.

Paulo Sá avança pela CDU

O PCP também já divulgou alguns dos primeiros candidatos da CDU, em vários distritos do país, para as eleições para a Assembleia da República que decorrerão em breve. Paulo Sá será o cabeça de lista da CDU pelo círculo eleitoral de Faro.

Paulo Sá foi eleito pela primeira vez deputado à Assembleia da República nas últimas eleições legislativas em 2011, nas quais, 20 anos depois, a CDU recuperou um deputado eleito pelo Algarve.

Ao longo do mandato, integrado na acção geral do PCP, Paulo Sá destacou-se nas suas funções de deputado dando voz a múltiplas exigências, reivindicações e aspirações dos trabalhadores e populações algarvias tendo realizado no Algarve mais de três centenas de reuniões e encontros com entidades públicas e privadas, apresentado cerca de 280 perguntas e requerimentos ao Governo e 24 Projectos de Resolução sobre assuntos de âmbito regional, para além de dezenas de intervenções quer no plenário da Assembleia da República, quer nas comissões parlamentares, em defesa dos interesses das populações e da região algarvia.

Uma intensa e diversificada intervenção política, testemunhada, entre muitos exemplos, na luta contra as portagens na Via do Infante, na defesa das populações da Ria Formosa, na denúncia da destruição do Serviço Nacional de Saúde na região, em propostas na defesa do aparelho produtivo regional, na iniciativa de propor uma intervenção abrangente e integrada nos portos algarvios, na activa solidariedade para com a luta dos trabalhadores contra os salários em atraso, o desemprego e a exploração.

Com este anúncio, a DORAL do PCP “reafirma a sua confiança num importante resultado da CDU na região e no país, indispensável para garantir a derrota do Governo que o povo português tanto combateu, exigir uma ruptura com a política de direita que há 38 anos PS, PSD e CDS impõem ao país, e abrir caminho a uma alternativa política, patriótica e de esquerda, que assegure um Portugal com futuro”, explicam os comunistas, em comunicado enviado às redações.

.

.

.

.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.