Lider socialista espanhol nega resgate a Espanha

ouvir notícia

.

Secretário-geral do PSOE Afredo Rubalcab disse hoje em Lisboa que não se fala em resgate a Espanha nem sequer é uma ideia no horizonte político, mas estão de acordo com ajustamentos e cortes.

O líder socialista espanhol Afredo Rubalcaba rejeitou hoje peremptoriamente a possibilidade de Espanha fazer um pedido de resgate, ao intervir numa conferência de imprensa com o seu homólogo português António José Seguro.

Segundo Rubalcaba, “não se fala de nenhum resgaste e não há perspectiva”, disse, sublinhando que o seu partido – o PSOE (Partido Socialista Operário Espanhol) – partilha com o Governo a necessidade de um “programa de ajustamento e cortes”, embora com métodos diferentes.

- Publicidade -

Inclusivamente, adiantou, propôs ao Governo espanhol a necessidade de fazerem acordos sobre vários aspectos da situação do país. “A Espanha está numa má situação económica e nós temos que ajudar”, afirmou, comentando no entanto que, por enquanto, o Partido Popular rejeita a ideia.

O líder espanhol – que assinou com Seguro uma declaração conjunta entre os dois partidos referiu-se igualmente à iniciativa dos socialistas portugueses de um acto adicional ao Tratado Orçamental, considerando “muito interessante”.

“É minha intenção apoiar José Seguro na familia da social-democracia europeia”, disse Rubalcaba, marcando que o crescimento e a criação de emprego é a saída para a crise.

“Ajustamento sim, ajustamento só, não”, disse o secretário-geral do PSOE.

A Espanha tem marcado para Junho a votação do Tratado Orçamental, mas o líder socialista não adiantou se pretende também apresentar uma iniciativa semelhante à que o PS apresentou no Parlamento.

Luísa Meireles (Rede Expresso)
- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.