” Líderes da UE são incapazes e só pensam em dinheiro”, afirma Mário Soares

ouvir notícia

crédito fundação mário soares

“Os líderes europeus estão a arrastar-nos para uma decadência que pode levar à desintegração da UE, o que é um perigo real e fatal para a Europa e o mundo”, disse Mário Soares numa entrevista ao Expresso, em Paris.
Na entrevista ao Expresso e, igualmente, numa conferência que proferiu na terça-feira à noite, na Fundação Calouste Gulbenkian em Paris, o ex-presidente português disse que não há atualmente líderes na UE que tenham um projeto global para salvar a Europa. “A União Europeia corre o risco de ir ao fundo”, disse.

“A UE corre o risco de afundar-se por os dirigentes e as instituições não demonstrarem capacidade nem estarem à altura para gerir a atual crise”, acrescentou.

“Cidadãos devem mobilizar-se”

- Publicidade -

“Os cidadãos europeus devem mobilizar-se e pressionar os governos e as instituições europeias para mudarem radicalmente de rumo, e o rumo que deve ser seguido é o de prestar atenção às pessoas, o de construir projetos económicos e não apenas pensar no dinheiro e nos défices”, disse o ex-presidente.

“O problema já não está nas mãos dos dirigentes europeus nem nas suas instituições, está nas mãos dos cidadãos porque os dirigentes já demonstraram não quererem fazer o que devem e vão-nos arrastar para um problema que lhes vai ser fatal a eles próprios, mesmo à Alemanha, o mais rico de todos os países da UE”, acrescentou.

“Os dirigentes da UE já não falam de projetos globais, não têm visivelmente nenhum, apenas falam entre eles de dinheiro”, disse Soares ao Expresso. “Sem a mobilização dos cidadãos europeus já não voltaremos a pôr a União no rumo certo e vamos conhecer ruturas que podem ser perigosíssimas, muito negativas para o mundo inteiro”, acrescentou.

“A Europa tem de resolver o problema dos créditos e dos défices, é um facto, mas se não arranjarmos um modelo económico que nos faça, por exemplo em Portugal e noutros países, escapar à recessão para reduzir o desemprego e as dificuldades enormes que têm as pessoas mais pobres, a classe média e muitos outros, vamos todos ao fundo”, acrescentou.

Governo português deve “emagrecer”

‘Sem ética, sem contrato social, sem projeto global político, social, económico e cultural, a UE vai afundar-se”, afirmou Mário Soares. “Eu apelo aos cidadãos para se manifestarem pacificamente e para, através do voto, mudarem os governantes porque os atuais estão a mostrar-se realmente incapazes”, concluiu.

Sobre Portugal, Mário Soares apelou ao entendimento do Governo com toda a oposição, deu a entender apoiar uma coligação governamental PS/PSD e aconselhou José Sócrates a “emagrecer” o executivo. “Que dialogue com os parceiros sociais e a oposição, que reduza fortemente o Governo, que acabe com muitos secretários de estado desnecessários e com essa montanha escusada de assessores, o que também deviam fazer os outros países europeus”, declarou.

Daniel Ribeiro /Rede Expresso

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.