Lídia Jorge vence prémio do PEN Clube Português com “Misericórdia”

A história decorre entre abril de 2019 e abril de 2020, data da morte da mãe da autora, que foi uma das primeiras vítimas da covid-19 no sul do país

ouvir notícia

Lídia Jorge, juntamente com a escritora Andreia C. Faria, venceram os prémios do PEN Clube Português deste ano, na categoria de narrativa e poesia, respetivamente, avançou esta segunda-feira aquela instituição.

A escritora algarvia ganhou o galardão com o já multipremiado “Misericórdia”, lançado pela Dom Quixote no final de 2022, enquanto Andreia C. Faria venceu o prémio com o livro “Canina”, editado no ano passado pela Tinta-da-China.

Na poesia, o júri foi coordenado por António Apolinário Lourenço e composto ainda por Cândido de Oliveira Martins e Paulo José Miranda. Na narrativa, o júri foi constituído por Mário Avelar, que coordenou, e por Ana Mafalda Leite e Luís Naves.

- Publicidade -

“Misericórdia” foi escrito por Lídia Jorge, porque a mãe, internada numa instituição para idosos, no Algarve, várias vezes lhe pediu que escrevesse um livro com aquele título.

A história decorre entre abril de 2019 e abril de 2020, data da morte da mãe da autora, que foi uma das primeiras vítimas da covid-19 no sul do país.

“A minha mãe pediu-me várias vezes para escrever um livro que se chamasse ‘misericórdia’, porque ela achava que havia um desentendimento, no tratamento das pessoas, achava que as pessoas procuravam ser amadas, mas não as entendiam. Pediu-me que escrevesse um livro chamado ‘misericórdia’, para que se tivesse compaixão pelas pessoas e as tratássemos como se fossem pessoas na plenitude da vida”, revelou a autora em entrevista à agência Lusa, por altura da publicação do romance.

De acordo com comunicado do PEN Clube Português, a entrega dos prémios será feita em data a anunciar.

Os prémios do PEN Clube contam com o apoio da Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB) e distinguem obras nas categorias de Poesia e Narrativa, e de Ensaio e Tradução, sendo atribuídos de forma alternada. O valor associado aos prémios é de 5.000 euros.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.