Liga dos Combatentes já tem gabinete em São Brás de Alportel

ouvir notícia

Na cerimónia promovida em conjunto pelo Núcleo de Faro da Liga dos Combatentes, pelo Município e pela Junta de Freguesia de São Brás de Alportel que contou com a presença de antigos combatentes e representantes regionais das forças militares portuguesas, foi hasteada na sede da Freguesia são-brasense a bandeira da Liga dos Combatentes.

A delegação, que vai funcionar às quartas-feiras à tarde no gabinete 4 da Junta de Freguesia, vai ser dinamizada pelo antigo combatente Ilídio Viegas, que não escondeu o seu orgulho em colaborar nesta iniciativa impulsionada pelo Município de São Brás de Alportel. “Falar de antigos combatentes é muito difícil. Para quem viveu como eu a guerra é muito difícil”, confessou mostrando-se esperançoso de que os combatentes possam aparecer e fortalecer esta delegação onde podem inscrever-se na Liga dos Combatentes, pedir informações sobre os serviços que a Liga presta aos combatentes tanto em termos sociais e de saúde assim como de convívio. Neste espaço de diálogo e partilha, acolhem-se também as participações na iniciativa “Tributo aos Combatentes” que o Município de São Brás de Alportel iniciou em abril de 2021 com a publicação semanal das suas memórias e a colaboração com outras ações que estão em curso como seja a instalação de um monumento de homenagem a todos os combatentes.

O monumento já tem o seu projeto concluído e deverá ter o seu concurso lançado brevemente, explicou o presidente da Câmara Municipal, Vitor Guerreiro, que vincou que estas iniciativas são importantes para homenagear os combatentes que lutaram pelo nosso país.

- Publicidade -

Para o presidente do Núcleo de Faro da Liga dos CombatentesHenrique André, a abertura desta delegação é um momento muito marcante que concretiza uma antiga ambição do Núcleo que desta forma está mais próximo dos seus associados são-brasenses. Agradecendo a forma como o Núcleo foi acolhido pelo Município e pela Junta de Freguesia que assegura terem dado encetado um trabalho “excecional” de pesquisa e recolha de vivências para prestar homenagem aos antigos combatentes do concelho. Uma atitude que considerou pouco comum nos dias que correm em que é muito difícil falar deste assunto (guerra colonial), porque ninguém nos entende”. 

A abertura desta delegação resulta de um trabalho de valorização e tributo aos antigos combatentes que está a ser desenvolvido pelo Município de São Brás de Alportel que estabeleceu acordo com o Núcleo de Faro da Liga dos Combatentes.

Em novembro de 2021, a Liga integrou formalmente a Rede Social do concelho e, no início de dezembro, a Junta de Freguesia, em boa hora, juntou-se a esta parceria.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.