Limpeza urbana debatida em Loulé

O secretário de Estado do Ambiente e da Energia, João Galamba, associou-se ao evento numa mensagem online

ouvir notícia

Foi com casa cheia, numa unidade hoteleira do concelho de Loulé, que decorreu o IV Encontro Nacional de Limpeza Urbana, uma iniciativa da Associação Limpeza Urbana (ALU) – Parceria para Cidades + Inteligentes e Sustentáveis.

Cerca de 350 participantes, entre entidades públicas como municípios, empresas municipais, tecido empresarial ligado ao setor ou académicos, reuniram-se em Loulé para debater uma matéria “de grande importância num contexto mundial marcado pelas alterações climáticas”, refere a autarquia em comunicado.

Os cerca de 40 oradores nacionais e internacionais, oriundos de países como a Finlândia, Inglaterra, Suécia ou Estados Unidos da América, trouxeram àquele fórum “temas pertinentes”.

- Publicidade -

Sob o mote “Roadmap para Cidades Competitivas e Atrativas”, o objetivo passou por demonstrar “a importância do estado da limpeza urbana como um ativo das cidades, pelo impacto na capacidade de atrair negócios e outras atividades, de captar turismo, de manter habitantes permanentes e felizes”.

Durante o encontro estiveram em destaque temas como as oportunidades de financiamento da legislação nacional para a limpeza urbana e para os resíduos; as novidades decorrentes da diretiva ‘Single-Use Plastics’ (SUP) nomeadamente a preparação da entidade gestora nacional; estratégias para acabar com os resíduos abandonados e boas práticas de sensibilização e mobilização da população.

Por outro lado, foram apresentados casos práticos de sucesso em torno das abordagens ao modelo de ‘Smart Cities’ (Cidades Inteligentes), como as cidades de Estocolmo, de Barcelona ou de Basileia.

O secretário de Estado do Ambiente e da Energia, João Galamba, associou-se ao evento e, numa mensagem online, reportou-se à questão dos resíduos urbanos como “uma preocupação dos últimos 40 anos na Europa e que se tem afirmado em Portugal.

O responsável da pasta falou do desafio que constitui a gestão adequada dos resíduos em Portugal, destacando a questão da valorização e reciclagem dos resíduos, promoção da circularidade da economia ou a consciencialização dos cidadãos na adoção de comportamentos mais sustentáveis.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.