Loulé em destaque no relatório da OCDE sobre desempenho ambiental

A OCDE frisa a “ação climática ambiciosa" do município

ouvir notícia

“Loulé, um município pioneiro na ação climática local”. É desta forma que a OCDE classifica o trabalho levado a cabo no concelho algarvio, reconhecido na quarta Avaliação de Desempenho Ambiental de Portugal da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE).

O relatório foi apresentado esta terça-feira (dia 14), em Sintra, numa sessão que contou com a participação da responsável deste organismo para a área do Ambiente, Jo Tyndall, do ministro do Ambiente e Ação Climática, Duarte Cordeiro, entre outros representantes do setor, e também Vítor Aleixo, autarca de Loulé.

Num capítulo dedicado ao caso de Loulé, como exemplo de boas práticas, o documento frisa a “ação climática ambiciosa” preconizada naquele território e que “ilustra o papel que os municípios podem desempenhar no que toca às questões do clima e do ambiente”.

- Publicidade -

Por outro lado, a análise considera alguns dos passos importantes dados desde o ano de 2016, o momento decisivo em que Loulé aderiu ao projeto Adaptlocal, tendo por objetivo a adoção de medidas promotoras da sustentabilidade do concelho e o cumprimento das metas de descarbonização.

Além do mérito da aprovação do primeiro Plano Municipal de Ação Climática, dando seguimento ao estabelecido na Lei de Bases do Clima, são também mencionadas a criação de um o Observatório Municipal de Ambiente e Território (https://omat.cm-loule.pt/), que permite “reunir informação e dados para os decisores públicos e privados” sobre diferentes domínios afetos às políticas públicas e de administração do município de Loulé.

Na escala da mitigação dos impactos da mudança climática, as respostas à seca, através de medidas de eficiência hídrica veiculadas no Plano de Contingência, a aposta nas energias renováveis e a criação da Reserva Natural Local da Foz do Almargem, um contributo para a preservação da biodiversidade e dos ecossistemas, são igualmente referidas pela OCDE.

Vítor Aleixo, autarca de Loulé, manifestou-se satisfeito com o reconhecimento daquele organismo internacional e deu os parabéns “aos técnicos municipais, às escolas, empresas e restantes comunidades de todo o concelho de Loulé. Devemos todos acelerar estas políticas”, sublinhou.

O documento pode ser consultado aqui.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.