Luís Graça reeleito presidente da Federação do PS/Algarve

Para a presidência do Departamento Federativo das Mulheres Socialistas – Igualdade e Direitos - foi eleita a candidata Ana Passos

ouvir notícia

Luís Graça foi reeleito para presidir à Federação do PS do Algarve, ao derrotar Vitor Aleixo, presidente da Câmara de Loulé, nas eleições para o órgão regional partidário realizadas no sábado, revelou fonte partidária.

Luís Graça, que é deputado à Assembleia da República e exerce o cargo de presidente da Federação algarvia do PS desde 2018, obteve “70% dos votos expressos no ato eleitoral”, que abrangeu as “20 estruturas do PS existentes na região do Algarve”, refere o partido numa nota enviada à imprensa.

A mesma fonte diz ainda que “o candidato Vítor Aleixo obteve 30% dos votos expressos”.

- Publicidade -

Para a presidência do Departamento Federativo das Mulheres Socialistas – Igualdade e Direitos – foi eleita a candidata Ana Passos.

“O presidente da Comissão Organizadora do Congresso, Hugo Pereira, congratulou-se com a elevada participação neste processo eleitoral, superior a 80% dos militantes socialistas algarvios com direito a voto”, acrescenta o partido.

A presidir à Federação do PS do Algarve desde 2018, Luís Graça aspirava à reeleição e destacou durante a campanha junto dos militantes o trabalho feito ao longo do mandato que agora culmina, juntamente com a ação parlamentar realizada como deputado à Assembleia da República, que permitiu à região contar com uma “verba suplementar” de 300 milhões de euros de fundos comunitários para a “diversificação da economia” regional.

Vítor Aleixo tinha como lema da sua moção de estratégia para um eventual primeiro mandato à frente da Federação socialista algarvia um “PS mais próximo da região e dos militantes” e pedia aos militantes que fosse assumido de “um novo compromisso” para ter um partido “mobilizador, empenhado, comprometido e atuante”, onde estes pudessem ser chamados a “pensar a região”.

A construção de um novo hospital central no Algarve foi outra das “bandeiras” que Luís Graça apresentou durante a campanha para as eleições de sábado, juntamente com a necessidade de “garantir água” na região, que é uma das mais afetadas pela seca e pela escassez desse recurso.

“Agradeço o voto de confiança das mulheres e dos homens de todas as estruturas do Partido Socialista no Algarve e conto com todos e todas para a necessária unidade de ação política regional”, afirmou Luís Graça após a vitória, citado num comunicado do partido.

O parlamentar algarvio considerou que o triunfo no escrutínio de sábado para a Federação “consolida a liderança do PS Algarve para os tempos exigentes que se avizinham” e que exigem um “necessário o reforço das políticas sociais” para fazer frente às dificuldades que derivam do aumento do custo de vida causado pela inflação e a crise energética.

“O PS Algarve irá dar prioridade às políticas públicas de habitação, para, em conjunto com o Governo e os municípios, disponibilizarmos casas acessíveis à classe média e aos trabalhadores, à saúde, com o avanço do novo hospital central do Algarve e a renovação das estruturas de saúde familiar e de proximidade”, promete o vencedor.

Luís Graça promete ainda executar “o plano de eficiência hídrica, para garantir água em qualidade e quantidade na região, e ao combate às alterações climáticas e à mobilidade regional, designadamente a eletrificação da linha de caminho-de-ferro e a redução das portagens na via do infante”.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.