Lusitano FC: Um século de história

ouvir notícia

A primeira equipa do Lusitano FC

.

O Lusitano FC, também conhecido por Lusitano de Vila Real de Santo António, celebra, esta sexta-feira, o 100.º aniversário. O Jornal do Algarve conta-lhe um pouco da história do clube, desde a origem do nome e da cor das camisolas à formação de jogadores, passando pelos primeiros anos de vida e pelos momentos de glória.

Na edição impressa desta semana, que está nas bancas desde quinta-feira, o Jornal do Algarve recupera os 100 anos de história do Lusitano, recordando as origens e a fundação do clube, as primeiras conquistas e a subida à 1.ª Divisão (1947), escalão onde permaneceu durante três temporadas.

- Publicidade -

Mas também o título da 3.ª Divisão (1952), o único de categoria nacional que o Lusitano ostenta nas suas vitrines, a criação da escola de jogadores (segunda metade da década de 1950), que se transformaria num autêntico “viveiro” de futebolistas, bem como alguns dos nomes que contribuiram para escrever as memórias deste histórico do futebol algarvio.

Em jeito de aperitivo, para quem ainda não leu a reportagem, recordamos aqui três equipas ‘míticas’ da história do Lusitano.

A que alinhou no primeiro jogo (1916): João Toledo (Larita), Baptista Salas, Carlos Baptista, José R. Cruz, Manuel Andrade, José Ventura, António Lopes, Francisco G. Socorro, João Baptista, José Baeta e Francisco G. Ramires.

A da subida à 1.ª Divisão (1947): Isaurindo; Mortágua e Caldeira; Camarada, David e Madeira; Almeida, Vasques, Angelino, Calvinho e Germano.

A campeã da 3.ª Divisão (1952): Balbino; Currito e Natércio; Lopes, Mortágua e Amílcar; Almeida, Padesca, Viegas, Calvinho e Ramires.

Domingos Viegas

.

.

.

.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.