Maria da Graça Ventura vence prémio da Fundação Calouste Gulbenkian

Este livro de grande formato põe o Algarve no centro da expansão hispânica nas Índias Ocidentais e que relata os êxitos e fracassos de vários mareantes e emigrantes algarvios na América Hispânica

ouvir notícia

A historiadora algarvia Maria da Graça Ventura vai receber o prémio da Fundação Calouste Gulbenkian no dia 7 de dezembro, pelas 15:00, na Academia Portuguesa de História, em Lisboa.

Ao JA, a autora da obra que será reconhecida “Por Este Mar adentro”, disse estar “muito feliz”, uma vez que “é o reconhecimento do mérito do livro e do trabalho que culminou com a edição desse objeto”.

Este livro de grande formato põe o Algarve no centro da expansão hispânica nas Índias Ocidentais e que relata os êxitos e fracassos de vários mareantes e emigrantes algarvios na América Hispânica.

- Publicidade -

A historiadora recupera os percursos de vida dos protagonistas deste fluxo migratório e ressitua historicamente o Algarve na dinâmica económica do espaço Atlântico.

“O prémio tem sempre muita importância para o autor e para a divulgação da obra. Para mim, o que importa é o mérito que é atribuído ao livro por uma entidade como a Fundação Calouste Gulbenkian, de grande prestígio nacional”, acrescenta.

Este prémio monetário de dois mil euros será entregue após uma cerimónia que contará com a participação do cardeal José Tolentino de Mendonça.

“Eu não escrevo a pensar que vou receber um prémio por esse trabalho. Mas a verdade é que quando este livro foi finalizado e eu o recebi, achei que na sua totalidade estava tão interessante que poderia ser objeto de um prémio”, conta ao JA.

Maria da Graça Mateus Ventura é investigadora associada no Centro de Humanidades da Universidade Nova de Lisboa, co-fundadora e presidente do Instituto de Cultura Ibero-Atlântica, membro da Asociación Española de Americanistas e da Associação de Historiadores Latino-Americanistas Europeus.

Dirige também a coleção “Travessias” e a “Meridional: Revista de estudos do Mediterrâneo”.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

1 COMENTÁRIO

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.