MED’23 tem novos destinos musicais e compromisso com a sustentabilidade

Mais 18 nomes do cartaz confirmados

ouvir notícia

A Câmara Municipal de Loulé, entidade que organiza o Festival MED, promoveu esta terça-feira, dia 16, uma ação de comunicação para anunciar mais 18 nomes, em representação de 12 países, que irão integrar o cartaz musical da 19.ª edição. Até agora são já 35 os artistas conhecidos que, de 29 de junho a 2 de julho, irão atuar na Zona Histórica de Loulé.

Kabaka Pyramid (Jamaica), UDJAT convidam Pedro Jóia (Portugal), Balkan Taksim (Roménia), Nancy Vieira (Guiné-Bissau), Moonshiners convidam Samuel Úria (Portugal), Nicola Conte & The Spiritual Galaxy feat. Zara McFarlane (Itália/Reino Unido), Monda (Portugal), Poil Ueda (Japão/França), La Sra. Tomasa (Espanha), Zeca Medeiros (Portugal), Jean Christian et le Quator des Rêve Enfouis (Canadá/Portugal), Tomoro (Japão), Caamaño&Ameixeiras (Espanha), Carpideira (Portugal), Svetlana Bakushina Quarteto Fusão (Rússia/Portugal), Miguel Calhaz (Portugal), Marco Martins´Low Profile (Portugal) e Venga Venga DJ Set + Live Act (Brasil) são os artistas que se juntam aos nomes divulgados no passado mês de março, na Bolsa de Turismo de Lisboa.

De latitudes tão distantes geograficamente, como a Jamaica ou o Japão, nações em guerra como a Síria, ou os sempre presentes PALOPs como a Guiné-Bissau, o MED volta a apostar na multiculturalidade e na “elasticidade musical” das sonoridades do mundo, dando a conhecer, em muitos casos, bandas até com alguma história ou projetos recentes.

- Publicidade -

Dos nomes anunciados, um dos destaques vai para o reggae: da terra natal daquele estilo musical, a Jamaica, os Kabaka Pyramid, vencedores de um Grammy em 2022 pelo Melhor Álbum Reggae, perfilam-se como um dos nomes mais sonantes que irá alinhar no MED. Serão mais um dos artistas de reggae confirmados depois de, na primeira lista divulgada, ter sido anunciado outro jamaicano, Horace Andy.

A lusofonia volta a estar em foco e a guineense Nancy Vieira será uma das representantes daquele universo linguístico.

O destaque vai também para novas parcerias e concertos que, não sendo únicos, apenas tiveram lugar em situações pontuais, como é o caso de UDJAT que se junta ao guitarrista Pedro Jóia, ou os Moonshiners, que vão fazer um concerto especial ao lado de Samuel Úria.

Nomes que irão atuar nos quatro palcos principais do Festival – Matriz, Cerca, Castelo e Chafariz, mas também no Palco Hammam (adjacente aos Banhos Islâmicos). No entanto, no total serão 12 palcos que serão esta edição, “não necessariamente estruturas físicas mas pontos de atuação, alguns itinerantes”, explicou o diretor do evento e vereador do município de Loulé, Carlos Carmo.

O Festival MED também rima com sustentabilidade. As preocupações ambientais, que estão há já vários anos incorporadas no evento, até com uma componente pedagógica para o público, abraçam agora um novo desafio: os Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 das Nações Unidas. “O MED compromete-se a cumprir 7 ODS, ligados não só à sustentabilidade ambiental”. São eles a da igualdade de género (ODS 5), trabalho digno e crescimento económico (ODS 8), reduzir as desigualdades (ODS 10), cidades e comunidades sustentáveis (ODS 11), produção e consumo sustentáveis (ODS 12), ação climática (ODS 13) e parcerias para a implementação dos objetivos (ODS 17).

O regresso do Calcinha como um dos “palcos”, depois de um ano de encerramento para obras, a mudança do espaço onde decorre o Cinema MED e a reabertura da entrada pelo interior do Mercado – funcionando nesta edição três entradas no recinto – , são algumas das novidades.

O município irá anunciar mais novidades no dia 26 de maio, pelas 18h30, no Café Calcinha, nomeadamente as parcerias com os agentes associativos locais. A 2 de junho, pelas 21h00, no Cineteatro Louletano, a guineense Eneida Marta é a artista convidada do concerto daquela que será a última apresentação do cartaz.

Os bilhetes estão já à venda na BOL e no Cineteatro Louletano, em valores de pré-venda até ao início da semana do MED.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.