Milhares de marroquinos protestam em Casablanca para pedir reformas

ouvir notícia

Convocados pelo Movimento de 20 de Fevereiro, milhares de pessoas protestaram este domingo em Casablanca, em Marrocos, para protestar contra o novo projeto de Constituição e reivindicar mudanças políticas profundas.

Muitos islamitas do Movimento Islamita Justiça e Beneficência, um dos mais importantes do Marrocos, protestaram ao lado dos jovens do 20 de Fevereiro, movimento que ganhou este nome em função da data da primeira grande manifestação pró-democracia, no âmbito das revoltas contra os regimes árabes.

“Não à injustiça”, “Queremos uma verdadeira democracia”, “Fora, Constituição” gritavam os manifestantes, cerca de 10 mil.

- Publicidade -

Centenas de partidários do projeto de Constituição apresentado pelo rei Mohamed VI, na sexta-feira, tentaram impedir a manifestação, mas os opositores mudaram de bairro para evitar confrontos.

Na capital do país, Rabat, dezenas de manifestantes dos dois lados enfrentaram-se no bairro popular de Takadum.

Em Tânger, centenas de pessoas, entre elas islamitas, protestaram pacificamente no bairro popular de Beni Mekada.

Em Marraquexe, várias centenas de pessoas manifestaram-se a favor da democracia e contra o projeto de reforma da atual Constituição, sendo que a polícia não interveio para dispersar o protesto.

Em discurso à nação, Mohamed VI anunciou na noite de sexta-feira as bases da reforma constitucional, que será votada em referendo a 1 de julho, destinada a “consolidar os pilares de uma monarquia constitucional, democrática, parlamentar e social”.

Esta reforma aumenta os poderes do primeiro-ministro, que será escolhido da lista mais votada nas eleições e não diretamente pelo monarca.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.