Mina de sal-gema vai ter galeria adaptada para exposições temporárias

A mina de sal-gema de Loulé, com circuitos de visitação turística a 230 metros de profundidade, já exibia a exposição permanente de arte sacra

ouvir notícia

A mina de sal-gema de Loulé vai ter uma galeria mineira adaptada para receber exposições temporárias, que será inaugurada no sábado com a exposição “Oceano: Mar é Vida”, anunciou a empresa que explora a mina.

A exposição coletiva, que poderá ser visitada até ao final de abril, reúne obras de artistas da tertúlia de artes plásticas da associação David Melgueiro, baseada em Peniche (Leiria), refere a TechSalt em comunicado.

A mina de sal-gema de Loulé, com circuitos de visitação turística a 230 metros de profundidade, já exibia a exposição permanente de arte sacra “Santa Bárbara, padroeira de mineiros e de outras artes”.

- Publicidade -

O espaço criará “um novo motivo de atração cultural nas galerias criadas pela exploração do sal-gema”, cujas galerias, 30 metros abaixo do nível médio das águas do mar, totalizam 40 quilómetros de extensão, dos quais 1.500 metros são visitáveis.

Durante a inauguração, no sábado, haverá uma palestra relacionada com o tema da exposição proferida por José Mesquita, fundador da associação David Melgueiro, e momentos musicais protagonizados por membros da associação, prossegue a organização.

A associação já organizou exposições de arte em Cabo Verde e no Brasil, em 2022, inseridas nas comemorações do centenário da primeira travessia aérea do Atlântico Sul durante as quais seis pequenos veleiros repetiram, por mar, as etapas cumpridas por Gago Coutinho e Sacadura Cabral.

O objetivo desta associação privada é prestar apoio “operacional e logístico a atividades científicas e técnicas, visando o conhecimento e a preservação do ambiente marinho, o estudo de ecossistemas e biodiversidade marinhas, atuando em colaboração com instituições de ensino técnico especializado”, conclui.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.