Monumento presta homenagem aos combatentes são-brasenses

A inauguração aconteceu no Dia do Município, 1 de junho

ouvir notícia

O Dia do Município de São Brás de Alportel, assinalado no dia 1 de junho, teve por ponto alto a Cerimónia de Inauguração do Monumento aos Combatentes São-brasenses, no Quarteirão Fonte Maria, zona norte da Vila de São Brás de Alportel, na Rua das Comunidades Portuguesas, comunicou a autarquia.

Este novo espaço foi o palco da Sessão Solene Comemorativa do Dia do Município, que integrou ainda a Cerimónia de Entrega de Insígnias Municipais e a Tomada de Posse da Comissão de Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril.

A construção do monumento aos combatentes são-brasenses é o culminar da iniciativa de Tributo aos Combatentes à qual a Câmara Municipal deu início em 2021, tendo contado com a colaboração da junta de freguesia, da Liga dos Combatentes e com um grande envolvimento da comunidade.

- Publicidade -

“Nestes dois anos foi já possível identificar cerca de 130 combatentes da Guerra do Ultramar e publicar, com a colaboração dos jornais locais, mais de 50 relatos de memória, que mensalmente são publicados na imprensa local e também nas redes sociais e página do município”, refere a autarquia em comunicado.

Este monumento pretende prestar homenagem a todos os são-brasenses que ao longo de todos os tempos e por todos os continentes, combateram, em honra da Pátria Lusa, nas mais diversas guerras, conflitos e missões, pelo seu contributo à paz.

Trata-se de um espaço concebido como ponto de entrada do futuro Jardim dos Combatentes, que envolverá a futura Unidade de Saúde Familiar e fará a união harmoniosa entre o Terminal Rodoviário Circular e o futuro Campus Social, que por sua vez irá albergar diversas respostas sociais à comunidade. A construção do monumento foi adjudicada à empresa J. G. Benedito, Lda e conta com um investimento de 63.963,38 euros, acrescidos de IVA.

“Este monumento procura recordar a coragem, a resistência e a solidariedade entre companheiros de guerra, mas também das suas famílias, mas que será também mote para a reflexão sobre a atualidade, sobre o futuro e sobre as formas de construção e preservação da paz entre povos”, pode ler-se na nota.

Esta escultura urbana é composta por cinco blocos de pedra da região, cinco como os continentes, os oceanos ou os elementos da natureza, esculpidos a brecha e calcário, talhados por mestres locais e das pedreiras do concelho, que procura simbolizar “a dureza, a resistência e a resiliência dos antigos combatentes e das suas famílias”. No verso, um mapa mundo lembra todos os continentes por onde estiveram os são-brasenses e todos os países que vivem conflitos armados, em solidariedade para com todas as suas populações.

O projeto, concebido pela arquiteta Marta Santos, elemento da Unidade de Urbanismo do município, pretende representar “a união, a solidariedade e camaradagem entre companheiros e recorda os combatentes da I Guerra Mundial (1914 -1918), da Guerra do Ultramar (1961-1974), prestando ainda tributo a todos os combatentes das missões humanitárias, no passado e no presente. Na cerimónia participara vários elementos de missões no passado, estando presente também o cabo fuzileiro Luís Jesus, que na atualidade representa Portugal nestas missões.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.