Motards regressam ao sítio onde “todos os anos” são felizes

ouvir notícia

Durante três dias, o Vale das Almas, no Montenegro (Faro), voltou a ser a 'casa' de mais de 15 mil motards que viveram com euforia a 41.ª edição da Concentração Internacional de Motos de Faro. A festa, que começou na quinta-feira, 20 de julho, culminou com o habitual desfile dos motociclistas pelas ruas da capital algarvia. Este ano, uma imposição das autoridades determinou a redução da área disponível para o acampamento, decisão que ainda assim não afastou aqueles que nesta altura do ano deixam tudo para viver "uma paixão sem fim". José Amaro, presidente do Motoclube de Faro garante ao JA que se este foi o último ano do evento no Vale das Almas, não ajudará a fazer a Concentração "em mais sítio nenhum"

Todos os anos, o mês de julho é sinónimo de uma invasão de motos a Sul. Quarenta e um anos depois da primeira Concentração Internacional de Motos de Faro, o espírito motard continua “indomável” e “cada vez melhor”, confirmam alguns participantes com quem o JA teve a oportunidade de falar no recinto. Nem o número “absurdo” de polícias nas áreas circundantes ao recinto limitou os motards.

Este ano, a organização do evento, a cargo do Moto Clube de Faro, com o apoio da autarquia farense, viu-se “obrigada a reduzir a área de acampamento por questões ambientais”, explica o presidente José Amaro. “Essa decisão tirou-nos a possibilidade de deixar as pessoas mais à vontade. Com mais espaço torna-se também mais fácil prevenir incêndios”, alega.

Questionado sobre as motivações que levaram à decisão de restringir o espaço onde acontece a Concentração – entre o aeroporto e a praia de Faro -, José Amaro não esconde o descontentamento: “em prol do ambiente é que não foram de certeza”, afirma.

“Nós limpamos aquele terreno há 38 anos. Não é o Parque Natural (da Ria Formosa), nem outra entidade qualquer que vai lá limpar aquilo. Temos tentado e conseguido preservar a zona durante estes anos todos.

Quando o próprio Parque Natural diz que é para proteger a duna… Nem existem dunas naquele local. Dunas estão na praia”, atira. (…)

Apesar dos percalços e da redução do número de inscrições – 15 mil -, o responsável faz “um balanço positivo” em três dias de concertos, convívio, música, motas e (muita) cerveja. Depois de dois anos de pandemia e outro ano com limitações devido ao risco elevado de incêndio na região, que condicionou a realização de eventos multitudinários em julho do ano passado, o número de 15.000 inscritos foi atingido logo na sexta-feira, dia 21 de julho, o que refletiu a “sede” dos motards.

Tributos, fado e muito soul
Pelo palco principal da 41.ª Concentração de Motos passaram sonantes nomes do panorama musical nacional e internacional. No primeiro dia, 20 de julho, reinaram os tributos. ‘Break Free’ e ‘One Love Band’ levaram o público a viajar no tempo para reviver os êxitos dos ‘Queen’ e ‘Bob Marley’, respetivamente.


Entre Aspas, La Frontera e a banda algarvia de tributo aos Linkin Park – Hybrid Theory -, atuaram na sexta-feira, dia 21. A banda de Lagos, que corre o mundo a tocar temas dos seus ídolos norte-americanos, deixou rendido quem assistiu a um concerto memorável.


A voz da fadista Cuca Roseta abriu a noite no último dia do evento (dia 22). Seguiram-se Guano Apes e energia contagiante dos Expensive Soul, que puseram a plateia a dançar.

Cuca Roseta

Futuro do evento
Sobre o futuro do Concentração, José Amaro não acredita que este tenha sido o último ano que um dos maiores eventos da região, e seguramente o maior do concelho de Faro, se realizou no Vale das Almas. “Julgo que não”, respondeu ao JA. “Mas se for o último ano no Vale das Almas não espero ajudar a fazer a concentração em mais sítio nenhum. É o local ideal, o único onde existem árvores”, vinca. “O Estádio do Algarve não é opção exatamente por isso. Não tem árvores”, explica.

- Publicidade -


“Era bom até que aquilo fosse transformado num parque dedicado à cidade de Faro. Aí seria utilizado pelo Moto Clube e por outras entidades para festas e lazer”, sugere.


“O futuro da Concentração vai depender muito do Parque Natural e do espaço que tivermos para a fazer. Já lá vão 41 anos e esperamos que as entidades sejam compreensivas e vejam que nunca prejudicámos o ambiente, pelo contrário”, defende.


Com participantes vindos dos quatro cantos do mundo, a Concentração de Faro é considerada pela revista italiana Bikers Life, a 8.ª melhor Concentração do Mundo.

O desfile percorreu as principais artérias da cidade de Faro

Desfile que já é tradição

Como manda a tradição, os motards inscritos na 41.ª Concentração Internacional de Motos de Faro (e mais algumas centenas de entusiastas do motociclismo e do Moto Clube de Faro) deixaram o Vale das Almas no domingo de manhã, dia 23 de julho, após três dias de festa, para desfilarem pelas ruas de Faro, considerada por muitos a capital do motociclismo.


Foram mais de 15 mil os motards que exibiram as suas “relíquias” perante uma plateia heterogénea, que todos os anos sai à rua para ver passar as motos.

Deixe um comentário

Tem uma Dica?

Contamos consigo para investigar e noticiar

- Publicidade-
- Publicidade-
- Publicidade-

O Algarve vive os desafios duma região que cresceu acima da média nacional

O Governador do Banco de Portugal, natural de Vila Real de Santo António, visitou...

Agricultura regenerativa ganha terreno no Algarve

No Algarve, a maior parte dos agricultores ainda praticam uma agricultura convencional. Retiram a...

Liberdade e democracia na voz dos mais jovens

No 6.º ano, o 25 de abril de 1974 é um dos conteúdos programáticos...

Algarve comemora em grande os 50 anos do 25 de Abril -consulte aqui a programação-

Para assinalar esta data, os concelhos algarvios prepararam uma programação muito diversificada, destacando-se exposições,...

Atenção: Proposta do PS para fim das portagens na A22 foi aprovada

O parlamento aprovou esta quinta-feira, dia 2, na generalidade o projeto de lei do...

PSP detém homem por tráfico de estupefacientes em Faro

No dia de ontem, foi detido um homem por tráfico de estupefacientes, em Faro,...

Em Santa Rita decorrerá oficina sobre a utilidade da cana

A oficina “Usos da cana. Vamos construir instrumentos sonoros e brinquedos antigos” decorre no...

Cristiano Cabrita suspende mandato de deputado da AR

Cristiano Cabrita suspende mandato de deputado na Assembleia da República e volta a assumir...

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.