Município assinala 17.º aniversário da Convenção de Faro

A Convenção-Quadro do Conselho da Europa sobre o Valor do Património Cultural para a Sociedade foi assinada em Faro a 27 de outubro de 2005

ouvir notícia

A capital algarvia voltou a celebrar o aniversário da Convenção de Faro, que se assinalou no dia 27 de outubro com o anúncio da preparação de uma conferência internacional que se irá realizar em outubro do próximo ano.

A iniciativa anunciada congregará “especialistas nacionais e internacionais na discussão dos modelos e práticas de envolvimento das comunidades na gestão do Património Cultural e o seu impacto na implementação de modelos de desenvolvimento urbano sustentáveis”, explica a autarquia em comunicado.

A Convenção-Quadro do Conselho da Europa sobre o Valor do Património Cultural para a Sociedade, assinada em Faro a 27 de outubro de 2005, sublinha a importância do património cultural enquanto parte integrante dos Direitos do Homem e da democracia.

- Publicidade -

“Apesar dos seus já 17 anos, a atualidade da Convenção é inquestionável, marcando um ponto de viragem no pensamento e prática patrimonial ao entender o património cultural como uma matéria que é de todos e para todos, que deve ser responsabilidade de todos e onde todos têm o direito a participar”, refere o município.

Contando, até à data, com seis assinaturas e 21 ratificações de países europeus, este documento define o Património Cultural como “elemento dinamizador de uma cidadania aberta, no qual se cruzam variadas pertenças e se dá o encontro entre herança, memória e criação, prevendo uma cultura de paz e respeito pela diferença onde o património cultural desempenha o papel de aglutinador e fator de aproximação, compreensão e diálogo, trazendo à discussão questões que importam ser debatidas e exploradas”.

É com essa ideia em mente que o município assume a importância da Convenção, cujo nome é atribuído pela capital algarvia, levando a cabo um vasto programa de iniciativas em colaboração com a Cátedra UNESCO da Universidade de Delft e a Universidade do Algarve. Os memorandos de entendimento para o efeito foram assinados no evento internacional ‘Faro Convention Warm-Up’, realizado a 27 de outubro de 2021 no Teatro Lethes, que juntou especialistas e doutorandos de mais de uma dezena de países.

Neste âmbito destacam-se também os ‘Faro Convention Labs’, onde uma dezena de alunos do Mestrado em Arquitetura da Universidade Tecnológica de Delft desenvolveram, nos meses de abril e maio, diversas iniciativas com os farenses e os seus visitantes, chamando-os a discutir os valores patrimónios da cidade, e que resultarão num melhor conhecimento para a sua gestão.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.