Município de Lagoa vai apoiar Timor-Leste

ouvir notícia

.

A Câmara de Lagoa vai desenvolver um protocolo de cooperação com a República de Timor Leste, com o patrocínio do Secretário de Estado da Descentralização Administrativa, no sentido de colaborar na constituição do município de Lautém, naquele país soberano que já foi território português, entre 1561 e 1975, sendo há vários anos membro das Nações Unidas e da CPLP.

No âmbito dos protocolos de cooperação, por cada município a criar em Timor-Leste vão estar dois municípios portugueses associados, sendo seu objetivo ajudar a empreender “programas com vista ao desenvolvimento, promoção de trocas económicas, culturais, sociais e educativas, mobilizando os mais diversos incentivos, numa base de interesses e opções a cada um dos territórios envolvidos e de acordo com as possibilidades existentes em cada momento”.

Este protocolo de cooperação insere-se no acordo entre municípios portugueses e timorenses, assinado em 21 de março de 2013 e vai ser desenvolvido, conjuntamente, entre o município de Lagoa, o município de Grândola e o Governo de Timor-Leste, com o objetivo de “apoiar o processo de instituição, funcionalidade e democratização do poder local em Lautém”.

- Publicidade -

Campanha de angariação de livros

Entretanto, o município de Lagoa encontra-se neste momento a levar a efeito uma campanha de angariação de livros em língua portuguesa junto de toda a comunidade do concelho de Lagoa e da região do Algarve, no sentido de futuramente ser montada uma biblioteca no município de Lautém.

Assim, a Câmara de Lagoa, apela que a população participe nesta campanha doando livros, novos ou usados, à exceção de manuais escolares, em língua portuguesa, nomeadamente banda desenhada, dicionários, enciclopédias, gramáticas, romances, poesia, temáticos, infantis e juvenis.

As doações podem ser efetuadas no gabinete das geminações junto às instalações dos serviços de ação social e saúde do município.

JA

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.