Nações Unidas atentas ao dia de eleições no Afeganistão

ouvir notícia

A insegurança no país neste dia de eleições é neste momento a grande preocupação das Nações Unidas.

A missão das Nações Unidas no Afeganistão (UNAMA) mostrou-se “preocupada” com a insegurança nas eleições legislativas de hoje no país, onde já se registaram vários ataques e explosões na sequência do apelo ao boicote pelos rebeldes.

Duas pessoas morreram quando foram atingidas por um míssil lançado contra uma casa na província de Nangarhar, no leste do Afeganistão, declarou o porta-voz da polícia.

- Publicidade -

“Dois mísseis foram lançados a partir de uma localização desconhecida e caíram numa casa no distrito de Nazyan. Duas pessoas morreram e uma terceira ficou ferida”, declarou o porta-voz, Abdul Ghafor.

Um trabalhador da Comissão Eleitoral ficou ferido na cidade de Khost, leste, devido à explosão de uma bomba no interior de uma assembleia de voto, enquanto um agente dos serviços secretos ficou ferido devido a uma explosão similar em Cabul.

Segundo o canal de televisão Tolo, houve ataques em Kunar e Jalababad e, segundo diversas fontes policiais, houve lançamento de projeteis nas cidades de Kandahar e Kunduz.

“É um dia crucial. Dizer que a segurança está garantida é ir muito longe. Foram tomadas muitas precauções, mais do que nunca, mas continua a haver uma grande preocupação”, afirmou o chefe da UNAMA no país, Staffan de Mistura.

Staffan de Mistura deslocou-se antes da abertura das assembleias de votoao instituto de ensino Amani, em pleno centro de Cabul, no qual pouco depois Hamid Karzai exerceu o direito de voto.

Como já tinham feito em 2009, os talibãs apelaram para o boicote das eleições, as segundas legislativas desde a queda do regime dos talibãs, e ameaçaram levar a cabo atos violentos.

Mas o primeiro susto do dia foi o registo de um sismo de 6,3 na escala de Richter com epcientro na cordilheira do Hindu Kush, que foi sentido em grande parte do território afegão.

AL/JA

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.