Nova escola pioneira marca início do ano letivo

ouvir notícia

O início do ano letivo 2010/2011 em Portimão ficou marcado esta segunda-feira pela abertura da Escola Básica e Secundária da Bemposta.

“Trata-se de um estabelecimento de ensino inovador, com condições ímpares em termos de espaços e equipamentos, que vai disponibilizar uma oferta educativa caracterizada pelo ensino artístico, o que faz desta escola a única do Algarve com estas características, e a primeira do país a ser construída de raiz com este objetivo”, realça a autarquia.

O novo estabelecimento de ensino, que acolhe mais de 350 alunos de 17 turmas, é apontado como uma “escola do futuro” e inclui ainda um parque de estacionamento com capacidade para 318 veículos ligeiros e dois autocarros.

- Publicidade -

A escola distingue-se ainda pelas instalações, aposta na tecnologia e organização do espaço, projetado para “receber da melhor forma alunos, professores, funcionários e encarregados de educação”.

Promoção do ensino artístico

Entre as novidades, este estabelecimento de ensino vai receber alunos do 5º ano do ensino integrado de música e do 6º ao 9º ano do ensino articulado, com aulas de violino, piano, guitarra e acordeão.

No ensino secundário, a oferta educativa inclui um curso de instrumentista de cordas e teclas, vocacionado para a qualificação inicial dos alunos, privilegiando a sua inserção no mundo do trabalho.

Os alunos desta escola vão poder usufruir também de um pavilhão desportivo, preparado para receber várias turmas em simultâneo, bem como uma biblioteca com mais de 200 m2, e um auditório com capacidade para 160 lugares, equipado com todas as condições para as artes performativas, e projetado para potenciar o ensino artístico.

Para além das salas de ensino especializadas, as 20 salas de aula vão estar equipadas com um quadro branco, um quadro interativo e um projetor vídeo, e um computador para o professor.

Ao dispor dos alunos vão estar 150 computadores com acesso à internet de banda larga por fibra ótica, numa escola que também vai estar servida por wireless.

As questões relacionadas com a segurança também foram acauteladas, com a instalação de um sistema de videovigilância e alarme, com uma central de monitorização ligada às forças de segurança, numa escola que também está preparada para implantar o regime de controlo de entradas.

A Escola Básica e Secundária da Bemposta representa um investimento de 6,2 milhões de euros, dos quais 4 milhões são comparticipados pelo Ministério da Educação.

JA

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.