Nova USF garante mais proximidade nos cuidados de saúde em Quarteira

Durante a inauguração, autarca anuncia intenção de construir edifício de raiz

ouvir notícia

Entrou na terça-feira em funcionamento o novo espaço da USF – Unidade de Saúde Familiar de Quarteira “Estrela do Mar”, uma resposta ao crescimento demográfico e aumento da procura dos serviços de saúde naquela freguesia, indicou a autarquia.

Numa unidade que conta com 12 mil utentes, há muito que era sentida a necessidade de reforçar os serviços. A partir de agora a “Estrela do Mar” irá funcionar em instalações provisórias junto à extensão do Centro de Saúde.

A ampliação que permitiu dar melhores condições aos utentes desta USF passou pela criação de um novo bloco com cerca de 200 m2, onde foram criados sete novos gabinetes médicos e uma sala de tratamentos, um investimento do município de Loulé orçado em cerca de 200 mil euros.

- Publicidade -

Na presença de responsáveis clínicos, pessoal e responsáveis autárquicos, a inauguração do novo espaço contou ainda com a presença de João Ferreira, responsável da Unidade Local de Saúde do Algarve.

Rui Lourenço, coordenador desta USF, que exerce funções em Quarteira desde 2011, recordou que nessa altura, disponha apenas de oito médicos e neste momento são já 18 os profissionais que ali se encontram. “Praticamente não temos utentes sem médico de família”, notou.

A USF “Estrela do Mar” existe há cerca de um ano e meio, período durante o qual “a equipa conseguiu trabalhar em condições difíceis”.

“Hoje pusemos mais uma pedrinha naquilo que é a reforma dos cuidados de saúde primários. Neste período conseguimos melhorar muito aquilo que é a nossa performance, desenvolver um projeto de grande autonomia e responsabilidade”, explicou Rui Lourenço.

Presente na sessão, Rubina Correia, diretora clínica para os cuidados primários da Unidade Local de Saúde do Algarve, sublinhou a importância dos serviços de proximidade.

No primeiro momento público como presidente da Unidade Local de Saúde do Algarve, João Ferreira falou da importância desta proximidade patente na “Estrela o Mar” e do caminho que se quer para uma região “que constitui uma realidade única”.

“Queremos que as pessoas sejam tratadas nos sítios adequados, mas temos que dar condições. Queremos que quem estuda connosco, os nossos profissionais que estão a aprender, que encontrem aqui o seu local. Temos essa disponibilidade para os contratar…”, garantiu.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.