Novo espaço verde vai nascer no centro de Quarteira

Segundo Vítor Aleixo, a autarquia está a privilegiar a qualidade ambiental com a criação de um grande pulmão verde

ouvir notícia

A Câmara Municipal de Loulé adquiriu um terreno de 1,5 hectares no centro de Quarteira, por 1,3 milhões de euros, onde vai construir “uma área verde densamente arborizada” com estacionamento subterrâneo, informou a autarquia.

Em comunicado, a autarquia adiantou que a Assembleia Municipal aprovou por unanimidade, na terça-feira, a aquisição do terreno, contíguo ao local onde decorre semanalmente o mercado da fruta, no centro de Quarteira, a sul da avenida Francisco Sá Carneiro, que já é propriedade do município.

Com esta decisão, a autarquia pretende “travar a betonização” de Quarteira, uma povoação piscatória situada ao lado de Vilamoura que tem sido nos últimos anos sujeita a uma grande pressão imobiliária ligada ao desenvolvimento do setor turístico.

- Publicidade -

O município sublinha que esta aquisição tem uma “importância fundamental” na sua estratégia de ordenamento urbanístico de Quarteira, além de se “impedir o avanço de mais construção”.

“Numa área bastante atrativa para os apetites imobiliários, projeta-se agora um espaço verde para lazer que ficará integrado na estrutura ecológica da cidade, essencial para garantir o equilíbrio harmonioso, entre o edificado consolidado e as áreas de fruição e lazer”, lê-se no comunicado.

O parque de estacionamento será, segundo a edilidade, “uma resposta importante para a crescente procura, seja devido ao elevado número de turistas que visitam a cidade, seja pelo aumento dos negócios ligados ao comércio e serviços, naquela área da cidade”.

“Este momento tem um enorme significado. Foi uma bandeira política à qual nos dedicámos durante mais de duas décadas. Desde 1998, na altura exercendo funções autárquicas no executivo municipal, que nos apercebemos que aquele terreno seria estratégico e muito importante, uma oportunidade única para descomprimir a carga urbanística elevadíssima que, já naquela altura, contribuiu para gerar uma imagem negativa da cidade”, afirmou durante a sessão ordinária da Assembleia Municipal o presidente da autarquia, o socialista Vítor Aleixo, citado na nota.

O município assegura que irá “devolver aquele espaço aos quarteirenses com qualidade, verde, artificialização mínima e com um parque de estacionamento”, tornando a cidade “mais sustentável, capaz de acolher e proteger a biodiversidade”.

Segundo Vítor Aleixo, a autarquia está a “privilegiar a qualidade ambiental com a criação de um grande pulmão verde”, que permitirá diminuir as emissões de gases nocivos para a atmosfera, produzindo assim “um ambiente mais”.

A autarquia recorda que, em 2019, o município já tinha estabelecido “medidas preventivas para esta área”, no âmbito da revisão do Plano de Desenvolvimento Municipal (PDM), para garantir a sua descompressão, “uma das últimas oportunidades para requalificar e reequilibrar Quarteira”.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.