Número de vereadores deve cair de 88 para 52

ouvir notícia

Para além das freguesias, o Governo também quer reduzir os vereadores nas câmaras municipais, uma medida que deverá afetar 36 autarcas no Algarve. Este é o cenário provável tendo em conta o Documento Verde da Reforma da Administração Local

Segundo a proposta apresentada recentemente pelo Governo, os dezasseis municípios algarvios vão passar a eleger menos 36 vereadores, passando dos atuais 88 para 52.

O novo número de vereadores eleitos resulta de um novo critério que tem na base o número de eleitores de cada município.

- Publicidade -

Assim, Faro e Loulé, com mais de 50 mil eleitores cada, passariam a eleger seis vereadores, contra os atuais oito.

Depois, municípios com 10 a 50 mil eleitores, que atualmente contam com seis vereadores, passariam a dispor apenas de quatro. Este é o caso dos concelhos de Albufeira, Lagoa, Lagos, Olhão, Portimão, Silves, Tavira e Vila Real de Santo António.

Por último, segundo o “livro verde” apresentado pelo Governo, os municípios menos populosos (até 10 mil eleitores) elegeriam apenas dois vereadores, contra os atuais quatro. Estão nesta situação Alcoutim, Aljezur, Castro Marim, Monchique, São Brás de Alportel e Vila do Bispo.

A iniciativa governamental surge do cumprimento do acordo que o Estado celebrou com a troika, esperando que a proposta entre em vigor nas eleições autárquicas de 2013.

Nuno Couto/Jornal do Algarve
- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

1 COMENTÁRIO

  1. Por mim, não elegiam nenhum ; a politica é a única profissão cujo requisito é saber dizer “sim”, não é necessária qualquer formação….corja

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.