Olhão: Concerto de Natal cumpriu tradição na Igreja Matriz

ouvir notícia

.

Como já vem sendo hábito, a Câmara Municipal de Olhão promoveu mais uma vez o Concerto de Natal, aberto à população, tendo como palco a Igreja Matriz, que se encheu na passada sexta-feira para assistir à atuação do Coral Luísa Todi.

Este é já um evento quase obrigatório para muitos olhanenses nesta época do ano: a antecipação e a celebração do Natal através da linguagem universal da música. Para o concerto deste ano, foi convidado o Coral Luísa Todi, considerado um ex-libris cultural de Setúbal, conceituado e acarinhado em todo o país, mas também no estrangeiro.

O Coral Luísa Todi foi fundado em outubro de 1961, e veio reavivar uma tradição musical de que Setúbal se orgulha, como terra que viu nascer grandes músicos e cantores, dos quais Luísa Todi é precisamente o seu expoente máximo.

- Publicidade -

A primeira apresentação aconteceu dois anos depois, em julho de 1963, e tem desenvolvido desde então uma intensa atividade, que levou este coral a atuar em todo o país, mas também no estrangeiro.

Possuindo um repertório heterogéneo, mas pautado por critérios de qualidade, o Coral Luísa Todi tem, a par da interpretação do reportório coral tradicional, levado à cena grandes produções, em que a música se tem interligado com outras expressões artísticas, desmistificando conceitos estereotipados sobre as potencialidades da música coral.

Sob a direção da maestrina Gisela dos Santos Sequeira, foram interpretados por este conjunto de vozes únicas alguns dos temas de Natal mais marcantes da Europa, mas também da América latina, como Natal de Évora, Natal de Elvas (Mário Sampaio Ribeiro), O Tannenbaum (Ernst Anscthutz), Belle nuit de Judée (Johannes Brahms), ou Alegrem-se os Céus e a Terra (Fernando Lapa).

Na ocasião, o presidente da Câmara Municipal, António Miguel Pina, endereçou a todos os presentes os votos de feliz Natal, aproveitando também para desejar as boas-vindas ao novo pároco da Paróquia de Nossa Senhora do Rosário, Armando Filhó Amâncio.

.

.

.

.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.