Onda de atentados varre o Iraque após saída das tropas americanas

ouvir notícia

O ministério da Saúde do Iraque elevou a 57 o número de pessoas mortas em consequência dos atentados à bomba praticados na manhã desta quinta-feira em Bagdade, numa altura em que o país vive uma crise política crescente entre sunitas e xiitas.

O porta-voz do ministério, Ziad Tariq, que pouco antes havia anunciado um saldo de 40 vítimas, elevou o número a 57 e acrescentou que foram registados 176 feridos em vários atentados em Bagdade. Segundo testemunhas, terão ocorrido pelo menos 11 explosões na capital.

Estes atentados são os primeiros atos violentos que ocorrem em plena crise que ameaça o equilíbrio político do país e aumenta o receio de uma retomada da violência sectária. O governo iraquiano completou na quarta-feira o seu primeiro ano no poder, poucos dias após a retirada das tropas dos Estados Unidos.

- Publicidade -

Nos últimos cinco dias foi emitida uma ordem de prisão contra o vice-presidente sunita Tarek al Hashemi, o chefe do governo pediu a saída do vice-primeiro-ministro sunita e o bloco parlamentar Al-Iraqiya, apoiado pelos sunitas, decidiu boicotar a Assembleia e o governo.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

3 COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.