Os recados dos quatro presidentes do Portugal democrático

ouvir notícia

Jorge Sampaio, Mário Soares, Ramalho Eanes e Cavaco Silva uniram-se no 37º aniversário do 25 de abril e não pouparam os políticos.

Jorge Sampaio pediu desassombro e determinação – “é tempo de mudarmos todos de atitude, a hora exige tudo de todos nós”.

Mário Soares alertou para a crise política e falou na “necessidade crucial que os portugueses se unam ao redor das grandes reformas necessárias para assegurar um futuro melhor”. E pediu entendimento e diálogo, independentemente das divergências.

- Publicidade -

Ramalho Eanes criticou os políticos e em particular “os partidos que não souberam responder aos objectivos da acção política”. E citou até Cavaco Silva na sua chamada de atenção às direcções partidárias que não foram suficientemente capazes de interpretar e corrigir.

E Cavaco Silva, enfim, falou para o momento presente, exigindo responsabilidade na campanha eleitoral que se avizinha, concertação desde já relativamente às condições de assistência e um Governo com apoio maioritário na Assembleia da República.

Crise, esperança, trabalho, dificuldades. Os quatro Presidentes do Portugal democrático uniram-se no 37º aniversário do 25 de abril para dizer ao povo que chegou a hora de todos assumirem as suas próprias responsabilidades.

Não pouparam os políticos, mas salientaram igualmente as dificuldades de agir perante uma opinião pública frequentemente amorfa e pouco activa. “Precisamos de políticos com voz própria, pensamento novo e autoridade moral”, disse Sampaio.

E quanto ao momento presente, falaram em uníssono: união, unidade, disseram. “Dever de renovar a democracia”, segundo Sampaio, “de não cair em pessimismos doentios”, para Soares, “de transformar a ameaça em realização”, de acordo com Eanes e, finalmente, “de terem de ser os portugueses de hoje os heróis do presente”, segundo Cavaco.

JA/Rede Expresso
- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.